skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Conceito da Comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul/Concept of Communication in the training of speech therapists in public education in Rio Grande do Sul/Concepto de Comunicación em la Formación de Terapeuta del Habla em Educación Pública em Rio Grande do Sul

Avendano, Cibele Gulartt ; De Souza, Tiago Pereira ; Gomes, Erissandra ; Vieira, Sidney Gonçalves

Sustinere, 2021-01, Vol.9 (1), p.354 [Periódico revisado por pares]

Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Conceito da Comunicação na formação dos fonoaudiólogos no ensino público do Rio Grande do Sul/Concept of Communication in the training of speech therapists in public education in Rio Grande do Sul/Concepto de Comunicación em la Formación de Terapeuta del Habla em Educación Pública em Rio Grande do Sul
  • Autor: Avendano, Cibele Gulartt ; De Souza, Tiago Pereira ; Gomes, Erissandra ; Vieira, Sidney Gonçalves
  • É parte de: Sustinere, 2021-01, Vol.9 (1), p.354
  • Descrição: A área da saúde passa por constantes transformações no seu modelo de atenção ao cuidado. A comunicação está fortemente interligada a estes processos, potencializando e contribuindo com o aprimoramento das relações estabelecidas, tanto pelo mundo do trabalho na saúde, quanto na formação de profissionais da área. Este estudo tem como objeto a formação do profissional Fonoaudiólogo, oriundo de três Instituições de Ensino Superior (IESs) Federais do Rio Grande Sul, apresentadas como: IES A, IES B e IES C. Objetiva verificar a existência do conceito e do significado atribuído à comunicação nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia por meio de uma análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Perfil do Egresso (PE) contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs). O estudo apresentou a frequência do vocábulo "comunicação" em cada documento estudado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando os termos com os trechos elucidados no texto. A classificação polissêmica encontrada indicou seis aplicações distintas do termo no corpus da IES A e da IES B: presente em títulos e tópicos, atribuído à expressão "comunicação humana", associado à expressão "tecnologias de comunicação e informação", vinculado à expressão "comunicação verbal e não verbal", associado a habilidades de liderança, relacionados a comunicação com pacientes, responsáveis e profissionais de outras áreas. Verificou-se a ausência do termo no PE da IES C. Foi possível também perceber discrepâncias conceituais nas DCNs, no que diz respeito ao entendimento da comunicação enquanto habilidade e não como uma competência profissional. Palavras-chave: Comunicação, Fonoaudiologia, Ensino superior, Avaliação educacional. The health area is undergoing constant changes in its model of care. Communication is strongly interconnected to these processes, enhancing and contributing to the improvement of the relationships established, both in the world of health work and in the training of professionals in the area. This study has as its object the formation of the professional Speech-Language Pathologist, from three Federal Higher Education Institutions (HEIs) of Rio Grande Sul, presented as: HEI A, HEI B and HEI C. It aims to verify the existence of the concept and the meaning attributed to the communication in the guiding documents of Speech Therapy teaching through a content analysis in the National Curriculum Guidelines (DCNs) and in the Graduate Profile (PE) contained in the Curricular Pedagogical Projects (PPCs). The study presented the frequency of the word "communication" in each document studied (DCN n=19; PE n=5) correlating the terms with the excerpts elucidated in the text. The polysemic classification found indicated six different applications of the term in the corpus of HEI A and HEI B: present in titles and topics, attributed to the expression "human communication", associated with the expression "communication and information technologies", linked to the expression "verbal communication" and non-verbal", associated with leadership skills, related to communication with patients, guardians and professionals from other areas. There was an absence of the term in the PE of IES C. It was also possible to notice conceptual discrepancies in the DCNs, with regard to the understanding of communication as a skill and not as a professional competence. Keywords: Communication, Speech therapy, Higher education, Educational evaluation. El área de la salud está experimentando constantes cambios en su modelo de atención. La comunicación está fuertemente interconectada con estos procesos, potenciando y contribuyendo a la mejora de las relaciones que se establecen, tanto en el mundo del trabajo sanitario como en la formación de los profesionales del área. Este estudio tiene como objeto la formación del Profesional Patólogo del Habla y el Lenguaje, de tres Instituciones Federales de Educación Superior (IES) de Rio Grande Sul, presentado como: IES A, IES B y IES C. Tiene como objetivo verificar la existencia de la concepto y el significado atribuido a la comunicación en los documentos rectores de la docencia de Logopedia a través de un análisis de contenido en las Directrices Curriculares Nacionales (DCNs) y en el Perfil de Posgrado (PE) contenido en los Proyectos Pedagógicos Curriculares (PPCs). El estudio presentó la frecuencia de la palabra "comunicación" en cada documento estudiado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando los términos con los extractos aclarados en el texto. La clasificación polisémica encontrada indicó seis aplicaciones diferentes del término en el corpus de las IES A y IES B: presente en títulos y temas, atribuido a la expresión "comunicación humana", asociada a la expresión "tecnologías de la comunicación y la información", vinculada a la expresión "comunicación verbal" y no verbal", asociada a las habilidades de liderazgo, relacionada con la comunicación con pacientes, tutores y profesionales de otras áreas. Hubo ausencia del término en el PE de IES C. También se pudieron notar discrepancias conceptuales en el DCN, en lo que respecta a la comprensión de la comunicación como habilidad y no como competencia profesional. Palabras clave: Comunicación, Terapia del lenguaje, Enseñanza superior, Evaluación educativa.
  • Editor: Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Uerj
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.