skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

O processo de criação de um jogo com o auxílio de recursos computacionais que relaciona progressões aritmética e funções lineares

Rafael Jose Dombrauskas Polonio Luiz Augusto da Costa Ladeira

2015

Localização: ICMC - Inst. Ciên. Mat. Computação    (T P778pr e.1 )(Acessar)

  • Título:
    O processo de criação de um jogo com o auxílio de recursos computacionais que relaciona progressões aritmética e funções lineares
  • Autor: Rafael Jose Dombrauskas Polonio
  • Luiz Augusto da Costa Ladeira
  • Assuntos: MATEMÁTICA (ESTUDO E ENSINO ATIVIDADE); ESCOLA DE ENSINO MÉDIO; RECREAÇÕES MATEMÁTICAS; ANÁLISE FUNCIONAL; Atividades De Ensino; Computational Resources; Ensino Médio; Funções; Functions; Games; Gráficos; Graphics; High School; Jogos; Progressions; Progressões; Recursos Computacionais; Teaching Activities
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este projeto de pesquisa surgiu quando lecionava para alunos do 1º ano do Ensino Médio, quando senti a necessidade de criar um mecanismo para relacionar o conteúdo de progressões e funções afins. Nesse sentido, desenvolvi atividades que se concluem num jogo de cartas que tem por objetivo a abstração desses conteúdos, maior compreensão sobre as características e comportamentos de funções afins, capacitar o aluno nas diferentes formas de leitura de situações-problemas como: funções afins, progressões e maior compreensão de gráficos de funções, com o auxílio do software Geogebra. Esta pesquisa se baseia num conjunto de atividades que transformam uma situações-problema em uma progressão aritmética, em uma função afim e um gráfico com o auxílio do software Geogebra, registrados e apresentados neste trabalho. Durante o processo de ensino aprendizagem, em grupo, os alunos produziram 13 cartões com situações-problema, cada uma relacionando uma progressão aritmética, uma função afim e um gráfico feito com o auxílio do Geogebra, totalizando 52 cartões que são jogados como um simples jogo de memória ou outro jogo que citarei no decorrer da pesquisa. A construção do jogo e sua prática proporcionaram ao aluno uma melhor compreensão do conteúdo abordado, desenvolvimento do senso crítico, melhora nas relações interpessoais e maior estímulo para o aprendizado
  • Data de criação/publicação: 2015
  • Formato: 47 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.