skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Interfaces entre Comunicação, Cultura e Comprometimento no fortalecimento do Capital Social em Cooperativas: estudo múltiplo de casos

Amaral, Maura Padula De Sousa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-04-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Interfaces entre Comunicação, Cultura e Comprometimento no fortalecimento do Capital Social em Cooperativas: estudo múltiplo de casos
  • Autor: Amaral, Maura Padula De Sousa
  • Orientador: Ferrari, Maria Aparecida
  • Assuntos: Capital Social; Cultura; Comprometimento; Comunicação; Cooperativismo; Culture; Cooperativism; Communication; Commitment; Social Capital
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação
  • Descrição: O modelo de gestão cooperativista tem sido estudado em diversos campos do conhecimento, tais como a Economia, a Administração, as Ciências Sociais, entre outros. Nesta pesquisa, trazemos as cooperativas para ser o objeto de estudo por meio da Comunicação, Cultura Organizacional, Comprometimento e Capital Social. Especificamente no campo comunicacional, são poucos os estudos que se debruçaram sobre o conhecimento de como se dão os relacionamentos dos associados com a sua cooperativa. Este estudo teve como objetivo analisar a relação cooperativa-cooperado a partir do campo da comunicação, da cultura e do grau de comprometimento dos associados em relação ao empreendimento cooperativo, tomando-se como base de análise a Teoria Geral de Excelência em Relações Públicas, de Grunig (1992; 2009), as dimensões de Hofstede (2001) e a Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO), desenvolvida e testada pela primeira vez por Medeiros (2005). Adotou-se como metodologia o estudo de casos múltiplos (Yin, 2015), desenvolvido em quatro cooperativas de dois dos ramos mais representativos do cooperativismo no Brasil, que são o agropecuário e o crédito. Os resultados ratificam a influência dos traços culturais de distância de poder e individualismo (Hofstede, 2001; 2010) e das práticas comunicacionais no grau de comprometimento dos cooperados com suas respectivas cooperativas. Constatou-se também que, nas sociedades com os índices de distância de poder e de individualismo mais altos, a participação dos cooperados nos seus empreendimentos cooperativos é inversamente proporcional. As cooperativas que investem em práticas de comunicação excelente (Grunig, 1992) apresentam níveis mais altos de comprometimento e de participação. Por fim, o alto grau de comprometimento dos associados cria um ambiente propício para fortalecimento do capital social em cooperativas.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-17092018-175001
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-04-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.