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The role of the gaucho editor before the production and marketing of digital books/O papel do editor gaucho diante da producao e comercializacao dos livros digitais/El papel del editor gaucho frente a la produccion y comercializacion de los libros di gitales

de Oliveira, Danusa Almeida

Revista de gestão, 2013-07, Vol.20 (3), p.313 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade - FEA-USP

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  • Título:
    The role of the gaucho editor before the production and marketing of digital books/O papel do editor gaucho diante da producao e comercializacao dos livros digitais/El papel del editor gaucho frente a la produccion y comercializacion de los libros di gitales
  • Autor: de Oliveira, Danusa Almeida
  • Assuntos: Booksellers ; Editors ; Marketing
  • É parte de: Revista de gestão, 2013-07, Vol.20 (3), p.313
  • Descrição: The ongoing dematerialization of books, as their texts are transferred to the screen, arouses the impression that printed books are coming to an end. However, the book crisis may be just a symptom of a literate culture undermined at its base due to decreased value given to reading and loss of interest in it. Therefore, digital technology does not carry the whole responsibility for the possible disappearance of printed book, despite its ability to move the entire book chain, causing changes in the role of its main characters, among them the editor. The purpose of this paper is to discuss the crisis of literate culture, trying to understand the image of the editors from Rio Grande do Sul State and their role in the transition from printed to digital books, taking into account the unique peculiarities ofpublishing industry of Rio Grande do Sul. Key words: Literate Culture, Reading, Printed Books, Digital Books, Editor. A continua desmaterializacao do livro, conforme os textos sao transferidos para a tela, desperta a impressao de que os impressos estao chegando ao fim. Todavia, a crise do livro pode ser apenas um sintoma de uma cultura letrada fragilizada em sua base em razao do pouco valor dado a leitura e do pequeno interesse por ela. Portanto, nao cabe a tecnologia digital a total responsabilidade pela suspeita de desaparecimento do livro impresso, apesar de sua capacidade de movimentar toda a cadeia do livro, provocando mudancas no papel de seus principais personagens, dentro os quais o editor. Assim, o objetivo deste trabalho e refletir sobre a crise da cultura letrada, buscando compreender a figura do editor gaucho e seu papel diante da transicao dos livros impressos para os digitais, levando em conta as peculiaridades que sao proprias do mercado editorial do Rio Grande do Sul. Palavras-chave: Cultura Letrada, Leitura, Livros Impressos, Livros Digitais, Editor. La continua desmaterializacion del libro, conforme los textos son transferidos para la tela, despierta la impresion de que los impresos estan terminandose. Sin embargo, la crisis del libro puede ser apenas un sintoma de una cultura letrada debilitada en su base en razon del poco valor dado a la lectura y del pequeno interes por ella. Por lo tanto, no cabe a la tecnologia digital la total responsabilidad por la sospecha del desaparecimiento del libro impreso, a pesar de su capacidad de mover toda la cadena del libro, provocando mudanzas en el papel de sus principales personajes, dentro de los cuales el editor. Asi, el objetivo de este trabajo es reflexionar sobre la crisis de la cultura letrada, buscando comprender la figura del editor gaucho y su papel delante de la transicion de los libros impresos para los digitales, teniendo en cuenta las peculiaridades que son propias del mercado editorial de Rio Grande do Sul. Palabras-llave: Cultura Letrada, Lectura, Libros Impresos, Libros Digitales, Editor.
  • Editor: Faculdade de Economia, Administracao e Contabilidade - FEA-USP
  • Idioma: Espanhol

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