skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
O desenho como desígnio por uma ética do risco
Paulo Chiesa Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli
2001
Localização:
FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo
(G720.781 C434d )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
O desenho como desígnio por uma ética do risco
Autor:
Paulo Chiesa
Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli
Assuntos:
ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
;
PROJETO DE ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
;
DESENHO ARQUITETÔNICO
Notas:
Tese (Doutorado)
Tese (Doutorado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Universidade de São Paulo
Descrição:
A partir de uma experiência didática coordenada pelo autor na sua escola - o Ateliê UIA 1996, o ensino do projeto em arquitetura começou a ser discutido. Isso aconteceu na Universidade Federal do Paraná, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, entre 1995 e 1996. Partiu-se da idéia de que Arquitetura é a arte e a técnica de projetar e construir espaços úteis à sociedade, e ainda, é capaz de articular e integrar os conhecimentos sobre edifícios, cidades e paisagens num todo complexo e interdependente, subtendido no conceito de ambiente. A proposta também estabelece que se aprende arquitetura desenhando-a, e, portanto, o processo de desenho sintetiza o método específico da disciplina.Por outro lado, defende-se a particular visão de que a escola estrutura e planeja o processo de ensino e aprendizagem a partir da realidade física e social do ambiente onde ele se insere. Nesse caso, a problemática da Região Metropolitana de Curitiba é tomada como referência para o exercício de projeto, tanto alimentando as estratégias de ensino e aprendizagem como desenhando o perfil do profissional formado nessa escola. O foco central da análise dirige-se ao processo de transmissão cultural feito pela escola e pelo professor - destacando o papel original e criativo de ambos na construção das disciplinas acadêmicas. As noções de cultura - cultura da escola e de saber docente e discente - são utilizadas para refletir sobre a tradição brasileira no ensino de projeto e para sistematizar
o Ateliê UIA 96. )A investigação concentra-se nas últimas cinco décadas do século XX, período marcado por intensas transformações no modo de vida dos brasileiros e do ambiente em geral. Uma fase expressiva da moderna arquitetura brasileira, na qual foram desenvolvidos os modelos de escola e ensino de arquitetura de nosso País, incluindo o do CAUUFPR. O estudo desse panorama histórico objetivou investigar a existência ou não de uma doutrina de projeto, gerada no entrelaçamento da trajetória do CAUUFPR e da arquitetura na cidade de Curitiba. Esta tese sustenta que o ensino superior de arquitetura deve ser considerado como um trabalho social específico e exigente, tanto do ponto de vista ético quanto profissional. As suas conclusões incluem a discussão da proposta de ensino de projeto integrado em arquitetura assim como a do programa de ensino desenvolvido na disciplina de Estudos da Forma ministrada no primeiro ano da CAUUFPR. O resultado final é, portanto, a argüição e defesa de uma disciplina acadêmica orientada pelos pressupostos defendidos nesta tese e pelas atuais diretrizes curriculares do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR
Data de criação/publicação:
2001
Formato:
139 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript