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O desenho como desígnio por uma ética do risco

Paulo Chiesa Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli

2001

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (G720.781 C434d ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    O desenho como desígnio por uma ética do risco
  • Autor: Paulo Chiesa
  • Miranda Maria Esmeralda Martinelli Magnoli
  • Assuntos: ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO); PROJETO DE ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO); DESENHO ARQUITETÔNICO
  • Notas: Tese (Doutorado)
    Tese (Doutorado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Universidade de São Paulo
  • Descrição: A partir de uma experiência didática coordenada pelo autor na sua escola - o Ateliê UIA 1996, o ensino do projeto em arquitetura começou a ser discutido. Isso aconteceu na Universidade Federal do Paraná, no Curso de Arquitetura e Urbanismo, entre 1995 e 1996. Partiu-se da idéia de que Arquitetura é a arte e a técnica de projetar e construir espaços úteis à sociedade, e ainda, é capaz de articular e integrar os conhecimentos sobre edifícios, cidades e paisagens num todo complexo e interdependente, subtendido no conceito de ambiente. A proposta também estabelece que se aprende arquitetura desenhando-a, e, portanto, o processo de desenho sintetiza o método específico da disciplina.Por outro lado, defende-se a particular visão de que a escola estrutura e planeja o processo de ensino e aprendizagem a partir da realidade física e social do ambiente onde ele se insere. Nesse caso, a problemática da Região Metropolitana de Curitiba é tomada como referência para o exercício de projeto, tanto alimentando as estratégias de ensino e aprendizagem como desenhando o perfil do profissional formado nessa escola. O foco central da análise dirige-se ao processo de transmissão cultural feito pela escola e pelo professor - destacando o papel original e criativo de ambos na construção das disciplinas acadêmicas. As noções de cultura - cultura da escola e de saber docente e discente - são utilizadas para refletir sobre a tradição brasileira no ensino de projeto e para sistematizar
    o Ateliê UIA 96. )A investigação concentra-se nas últimas cinco décadas do século XX, período marcado por intensas transformações no modo de vida dos brasileiros e do ambiente em geral. Uma fase expressiva da moderna arquitetura brasileira, na qual foram desenvolvidos os modelos de escola e ensino de arquitetura de nosso País, incluindo o do CAUUFPR. O estudo desse panorama histórico objetivou investigar a existência ou não de uma doutrina de projeto, gerada no entrelaçamento da trajetória do CAUUFPR e da arquitetura na cidade de Curitiba. Esta tese sustenta que o ensino superior de arquitetura deve ser considerado como um trabalho social específico e exigente, tanto do ponto de vista ético quanto profissional. As suas conclusões incluem a discussão da proposta de ensino de projeto integrado em arquitetura assim como a do programa de ensino desenvolvido na disciplina de Estudos da Forma ministrada no primeiro ano da CAUUFPR. O resultado final é, portanto, a argüição e defesa de uma disciplina acadêmica orientada pelos pressupostos defendidos nesta tese e pelas atuais diretrizes curriculares do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 139 p.
  • Idioma: Português

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