skip to main content

Ensino e prática do projeto

José Roberto Merlin Gian Carlo Gasperini 1926-2020

2004

Localização: FAU - Fac. Arquitetura e Urbanismo    (720.781 M548e ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Ensino e prática do projeto
  • Autor: José Roberto Merlin
  • Gian Carlo Gasperini 1926-2020
  • Assuntos: PROJETO DE ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO); ARQUITETURA (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Essa pesquisa estudou o processo de projeto por dentro, na essência de seus gestos e pensamentos, objetivando compreender seu ensino e sua prática, empreitada que nos conduziu, inicialmente, para duas trilhas. Na primeira, se procurou compreender a implantação do ensino de arquitetura no Brasil e, na segunda, se tentou desvelar os caminhos, características e instrumentos da prática profissional em relação ao ato projetivo, considerando-o local privilegiado da síntese e do encontro dialético de distintos saberes.A partir da hipótese de que, no projetar existem diferentes momentos e que há necessidade de se compreender como eles são rebatidos no ensino e na prática do projeto, decidiu-se por uma pesquisa qualitativa, pela sua adequação conceitual ao tema estudado. A partir daí foi determinado um elenco de sujeitos depoentes que resultou em entrevistas com seis arquitetos-professores de reconhecida qualidade que militam em três universidades paulistas (pública, publica-privada e privada), espelhando, assim, as diferentes formas de organização institucional do ensino de arquitetura no Estado de São Paulo. Os depoimentos foram transcritos e analisados cuidadosamente através de leituras exaustivas e flutuantes, donde emergiram unidades de conteúdos que, iluminadas por pesquisas bibliográficas e balizadas pela experiência empírica do pesquisador, evidenciaram regularidades entre as quais foi possível ensejar conexões que permitiram desvelar uma
    ordem classificatória constituindo categorias de análise que, por critérios de pertinência, foram classificadas em três grupos: epistemologia, pedagogia e filosofia do projeto.No final da pesquisa procedeu-se à verificação da hipótese inicial e fizeram-se algumas considerações, com o propósito de compreender, explicar e apontar para discussões sob um olhar específico que revelasse aspectos fundantes do processo de projeto, tendo em vista sua aplicação no ensino e na prática do projeto arquitetônico. Entre elas pode-se destacar: a relação específica entre sujeito e objeto, as relações entre mão, olho e cérebro, a complexidade do projeto e sua impossibilidade de ser praticado ou ensinado de forma linear, e a necessidade da ação projetiva ser balizada por técnicas, conceitos e intenções que nos apontem para um devir.
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 285 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.