skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O efeito da Orientação para a Aprendizagem no desempenho organizacional das empresas da região central do Rio Grande do Sul

Abbade, Eduardo Botti

Revista de gestão, 2012-04, Vol.19 (2), p.241-261 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Elsevier Editora Ltda

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    O efeito da Orientação para a Aprendizagem no desempenho organizacional das empresas da região central do Rio Grande do Sul
  • Autor: Abbade, Eduardo Botti
  • Assuntos: Aprendizagem Organizacional ; Aprendizaje Organizativo ; Desempenho Organizacional ; Desempeño Organizativo ; Estrategia ; Estratégia ; Organizational Learning ; Organizational Performance ; Small & medium sized enterprises-SME ; Strategy
  • É parte de: Revista de gestão, 2012-04, Vol.19 (2), p.241-261
  • Descrição: O presente estudo tem como objetivo identificar a influência da Orientação para a Aprendizagem no desempenho organizacional das empresas da região central do Rio Grande do Sul. O método empregado foi uma pesquisa de levantamento com 123 empresas da região central do RS. O instrumento de coleta de dados foi elaborado utilizando-se a escala de Orientação para a Aprendizagem de Sinkula, Baker e Noordewier (1997), adaptada por Baker e Sinkula (1999), e itens de avaliação do desempenho organizacional propostos por Narver e Slater (1990) e Baker e Sinkula (1999). Foram realizadas análises de correlação, regressão linear múltipla e análise fatorial, além da equação estrutural do modelo de estudo. As empresas pesquisadas foram, em sua na maioria, classificadas como pequenas e médias empresas. Verificou-se que as empresas pesquisadas apresentam um nível moderadamente alto de orientação para a aprendizagem, assim como de desempenho organizacional. Observou-se também que a Orientação para a Aprendizagem, de modo geral, influencia positiva e significativamente o desempenho organizacional. Entretanto, de forma mais específica, apenas a dimensão Mente Aberta da escala de mensuração apresentou significância estatística positiva. As outras duas dimensões (Comprometimento com a Aprendizagem e Visão Compartilhada) apresentaram impacto positivo, mas não significativo. This study aims to identify the influence of learning orientation on organizational performance of enterprises in the central region of Rio Grande do Sul. The method employed was a survey of 123 of these enterprises which were mostly classified as small and medium. The data collection instrument was developed using the scale of Learning Orientation developed by Sinkula, Baker and Noordewier (1997), adapted by Baker and Sinkula (1999) and items of organizational performance evaluation proposed by Narver and Slater (1990) and Baker and Sinkula (1999). Correlation Analysis, multiple linear regression and factor analysis as well as elaboration of a structural equation model were made. It was found that these enterprises present a moderately high level of learning orientation and organizational performance. It was also noted that Learning Orientation, in general, presents a positive and significant influence on organizational performance. However, more specifically, only the dimension Open Mind of the scale presented a statistically positive significance. The other two dimensions (Commitment to Learning and Shared Vision) had a positive, however not significant, impact. El presente estudio tiene como objetivo identificar la influencia de la orientación para el aprendizaje en el desempeño organizativo de las empresas de la región central de Rio Grande do Sul. El método empleado fue una investigación de levantamiento con 123 empresas de la región central de RS. El instrumento de colecta de datos fue elaborado utilizándose la escala de Orientación para el Aprendizaje de Sinkula, Baker y Noordewier (1997), adaptada por Baker y Sinkula (1999), e ítems de evaluación del desempeño organizativo propuestos por Narver y Slater (1990) y Baker y Sinkula (1999). Fueron realizados análisis de correlación, regresión linear múltiple y análisis factorial, además de la ecuación estructural del modelo de estudio. Las empresas investigadas fueron, en su mayoría, clasificadas como pequeñas y medianas empresas. Se constató que las empresas investigadas presentan un nivel moderadamente alto de orientación para el aprendizaje, así como de desempeño organizativo. Se observó también que la Orientación para el Aprendizaje, de modo general, influencia positiva y significativamente el desempeño organizativo. Sin embargo, de forma más específica, apenas la dimensión Mente Abierta de la escala de medición presentó significancia estadística positiva. Las otras dos dimensiones (Comprometimiento con el Aprendizaje y Visión Compartida) presentaron impacto positivo, mas no significativo.
  • Editor: São Paulo: Elsevier Editora Ltda
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.

  • Buscando por
  • emscope:(ASSIN_USP),scope:(USP),scope:(PRUSP),scope:(EBOOKS),scope:(PRODUCAO),scope:(EREVISTAS),scope:(DEDALUS),scope:(CR-USP),scope:(PRODINTEL),scope:(BDPI),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar o que foi encontrado até o momento