skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo; Reflections of Philip Johnson’s Glass House, architect, or Mauro Restiffe’s work process, photographer

Farias, Agnaldo

ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 44-61

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2017-04-30

Acesso online

  • Título:
    Reflexos da Casa de Vidro, de Philip Johnson, arquiteto, ou o processo de trabalho de Mauro Restiffe, fotógrafo; Reflections of Philip Johnson’s Glass House, architect, or Mauro Restiffe’s work process, photographer
  • Autor: Farias, Agnaldo
  • Assuntos: Painting; Photography And Architecture; Glass In Modern Architecture; Glass House; Mauro Restiffe; Work Process In Contemporary Photography; Glass House Series; Pintura; Fotografia E Arquitetura; Vidro Na Arquitetura Moderna; Processo De Trabalho Na Fotografia Contemporânea; Série Casa De Vidro
  • É parte de: ARS; Vol. 15 No. 29 (2017); 44-61
  • Descrição: “Série - Casa de Vidro” é um ensaio fotográfico realizado pelo artista Mauro Restiffe na Glass House, residência que o arquiteto norte-americano Philip Johnson (1906/2005) projetou para ele mesmo em 1949, em New Canaã, Connecticut, e onde viveu até o fim de sua vida. Além dessa residência demonstrar o profundo respeito de Johnson pela arquitetura do mestre moderno alemão Mies Van der Rohe, sua ampla divulgação contribuiu decisivamente para o êxito da arquitetura moderna nos Estados Unidos da América. Ao fotografála em uma única visita, Mauro Restiffe, articulou em 8 fotos e 9 imagens, a arquitetura da casa, o jardim que a circunda e a tela de Nicolas Poussin, desvendando, sem se dar conta, o jogo proposto pelo arquiteto entre a tela do artista francês e o jardim plantado no mesmo período de construção da casa. A análise dessa obra Restiffe tem como objetivos secundários a apresentação o jogo engendrado por Johnson e o processo de trabalho do artista.
    “Series – Glass House” is a photographic experiment conducted by the artist Mauro Restiffe at the Glass House, a project designed by the North American architect Philip Johnson (1906/2005) to become his own residence in 1949, in New Canaan, Connecticut, where he lived for the rest of his life. The house not only demonstrates Johnson’s profound respect for the architecture of the German modern master Mies Van der Rohe but also its wide propagation was a decisively contribution for the success of the modern architecture in the United States of America. By photographing the house in one single visit, Mauro Restiffe articulated in 8 photographs and 9 images the architecture of the house and its surrounding garden, as well as Nicolas Poussin’s painting, unintentionally unveiling the dynamics suggested by the architect between the French artist’s work and the garden, which was set during the building of the house. The analysis of Restiffe’s work aims as secondary objectives the presentation of the dynamics fomented by Johnson and the work process of the artist.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/131497/127929
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2017-04-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.