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Ruskin e o desenho no Brasil

Claudio Silveira Amaral Júlio Roberto Katinsky 1932-

2004

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (CD-ROM (anexo) )(Acessar)

  • Título:
    Ruskin e o desenho no Brasil
  • Autor: Claudio Silveira Amaral
  • Júlio Roberto Katinsky 1932-
  • Assuntos: Ruskin, John 1819-1900; DESENHO (ESTUDO E ENSINO) -- BRASIL; ESTÉTICA (ARTE)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O objetivo de John Ruskin foi demonstrar uma teoria da percepção que associou uma concepção de natureza com pintura, arquitetura e economia política. O enfoque é a visão que faz associações entre elementos dispares. Ver para Ruskin é refletir. Desta forma os elementos da natureza se submetem a um tipo de relacionamento no qual um existe em função do outro formando uma cadeia natural de ajuda mútua. Assim, a sensação da existência de um todo em harmonia é fundamental para Ruskin. A teoria da percepção ruskiniana propõe, em última instância, um tipo de relacionamento, a qual chamou de natural para a sociedade que contém um projeto de industrialização traduzido pelo Arts and Crafts inglês. O ensino do desenho é o elemento central desta proposta. Durante a Revolução Industrial ocorrido no século XIX o ensino do desenho foi utilizado como uma política industrial. No Brasil não foi diferente. Quando D. João VI veio para o Rio de Janeiro trouxe a Missão Artística Francesa a fim de fundar uma escola de desenho. Em 1856 surgiu o Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e alguns anos mais tarde a Reforma do Ensino Primário de Rui Barbosa. Queriam transformar o Brasil em um país industrial a partir do ensino do desenho.Rui Barbosa utilizou alguns itens das idéias de John Ruskin para fundamentar a proposta de Reforma do Ensino Primário e para justificar o tipo do ensino de desenho ministrado no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 414 p. 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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