skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Management of the architect Eduardo Kneese De Mello’s artistic heritage: report on the organizational treatment of the iconographic collection; Gestão do acervo do Arquiteto Eduardo Kneese De Mello: relato do tratamento organizacional da coleção iconográfica

Santos, Ademir Pereira Dos; Silva, Elisa Horta; Amaral, Izadora Araújo

Revista CPC; n. 24 (2017); 134-161

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. 2017-12-29

Acesso online

  • Título:
    Management of the architect Eduardo Kneese De Mello’s artistic heritage: report on the organizational treatment of the iconographic collection; Gestão do acervo do Arquiteto Eduardo Kneese De Mello: relato do tratamento organizacional da coleção iconográfica
  • Autor: Santos, Ademir Pereira Dos; Silva, Elisa Horta; Amaral, Izadora Araújo
  • Assuntos: Acervo Fotográfico. Diapositivo. História Da Arquitetura; Brasil; Photographic Collection. Slide. Architecture History
  • É parte de: Revista CPC; n. 24 (2017); 134-161
  • Descrição: O presente trabalho pauta-se no relato do processo de organização e catalogação primária da seção iconográfica do acervo do arquiteto Eduardo Kneese de Mello (1906–1994), realizado no ano de 2015, atualmente integrado à biblioteca do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. O fundo, produzido em vida pelo arquiteto, recuperou força no ano de 2006, com sua proficuidade como fonte de pesquisa anunciada pelo Dr. Ademir Pereira dos Santos, estimulando o início de diferentes manejos. Após a elucidação acerca da trajetória institucional deste material, demonstra-se aqui uma produção orientada por inquietações díspares aos trabalhos anteriores, objetivadas pela correlação da porção mais significativa do acervo, os slides, com as demais espécies documentais que compõem o conjunto do acervo. Seguinte à compreensão dos escopos que sucederam o vasto material constituinte do fundo, demonstra-se a metodologia empregada para tratamento, diagnóstico e  estruturação do catálogo, assim como sua importância como base informacional, através da qual se constituiu um panorama visual e quantitativo com o auxílio e gerenciamento de tabelas descritivas, gráficos percentuais de diferentes análises e a elaboração de mapas com roteiros ilustrativos que proporcionaram a exatidão geográfica de seu conhecimento e dos testemunhos históricos. A especulação das camadas existentes possibilitou o início da confirmação de informações publicadas sobre o arquiteto e mais uma complementação de sua biografia, com o conhecimento total de suas viagens. Considerou-se como função primordial a caracterização panorâmica do conteúdo do acervo, até então desconhecida, acabando-se por evidenciar futuras problemáticas a serem enfrentadas, potencialidades e ações e intervenções urgentes e primordiais à sobrevivência do fundo.
    Conducted in 2015, this research focuses on the report of the process of organization and primary cataloguing of the iconographical section of architect Eduardo Kneese de Mello’s (1906-1994) collection, currently integrated into the library of the University Center of Fine Arts of São Paulo. The collection, produced by the architect throughout his life, regained strength in 2006, as Professor Ademir Pereira dos Santos found in his work a source of research, stimulating different ways of handling it. After the elucidation on the institutional trajectory of this material, a production guided by concerns that are different from those of previous researches, objectified by the coexisting relations between the most significant part of the collection – the slides – and the other documentary species that make it up, is shown here. Following the comprehension of the scopes that succeeded the vast constituent material of the collection, the methodology applied in the treatment, diagnosis and structuring of the catalogue will be shown, as well as its importance as informational basis, through which a visual and quantitative outlook was built with the support and management of descriptive charts, percental graphics of different analyses and the elaboration of maps with illustrated scripts that provided the geographical accuracy of his knowledge and historical testimonies. The speculation of the existent layers enabled the beginning of the confirmation of the published information about the architect and a further complementation of his biography, with the complete knowledge about his travels. The panoramic characterization of the collection's content, unknown up until that point, was considered as the main objective, evidencing the problems to be faced in the future, as well as the potentialities and actions deemed as urgent and primordial to its survival.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/119909/137362
  • Editor: Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
  • Data de criação/publicação: 2017-12-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.