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Um Caso Prático de Reabilitação de um Editor de Jogos Móveis Utilizando o Paradigma Model- View-Controller

Cardoso, Bruno Miguel ; Romão, Teresa

The Eurographics Association 2021

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Citações Citado por
  • Título:
    Um Caso Prático de Reabilitação de um Editor de Jogos Móveis Utilizando o Paradigma Model- View-Controller
  • Autor: Cardoso, Bruno Miguel ; Romão, Teresa
  • Assuntos: Controller ; engenharia de software ; Interface de utilizador ; padrão de arquitectura Model ; produção industrial de videojogos ; Usabilidade ; View
  • Notas: Interacção 2008 – Actas da 3a. Conferência Nacional em Interacção Pessoa-Máquina
    Concepção de Interfaces
    114
    Usabilidade, Interface de utilizador, padrão de arquitectura Model-View-Controller, produção industrial de videojogos, engenharia de software
    109
    https://diglib.eg.org/bitstream/handle/10.2312/pt20081258/109-114.pdf
    Bruno Miguel Cardoso and Teresa Romão
    978-3-03868-155-7
  • Descrição: O presente artigo pretende expor um caso prático relacionado com o processo de reabilitação de uma aplicação informática, cuja utilização havia sido descontinuada devido a problemas, generalizados e graves, na arquitectura do software e na interface com o utilizador. A referida aplicação, designada por 2D Game Editor, tinha como objectivo proporcionar-se como um canal de comunicação de trabalho e informação entre os membros de uma equipa de produção de videojogos para telemóvel. Para este fim, o programa pretendia oferecer uma interface de utilizador amigável através da qual o utilizador, o Game Designer, pudesse definir certos parâmetros e variáveis que eram, depois de trabalhados, passados para os profissionais responsáveis pela programação final do dito jogo. A reabilitação desta aplicação foi atingida com recurso a técnicas de engenharia do software, mais precisamente aplicando um padrão de arquitectura especifico – o Model-View-Controller – e através do redesenho da interface respeitando os princípios da usabilidade. Assim, este artigo descreve o processo de selecção do padrão de arquitectura; a sua aplicação ao caso particular do 2D Game Editor;, explora os benefícios que daqui advieram para a tarefa de redesenhar a interface de utilizador e comprova o sucesso desta intervenção de reabilitação descrevendo alguns testes de utilizador que foram realizados.
  • Editor: The Eurographics Association
  • Data de criação/publicação: 2021
  • Idioma: Inglês

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