Reconstrução da história e projeto moderno em Flávio Motta
ABCD PBi
Reconstrução da história e projeto moderno em Flávio Motta
Autor:
Ribeiro, Ana Carolina Carmona
Orientador:
Martins, Luiz Renato
Assuntos:
Arquitetura Moderna
;
Art Nouveau
;
Crítica De Arquitetura
;
Flávio Motta
;
Criticism Of Architecture
;
Modern Architecture
Notas:
Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
Descrição:
O presente trabalho tem como objeto a investigação da operação de reconstrução da história da arte e arquitetura no Brasil, por meio do trabalho crítico e historiográfico de Flávio Lichtenfels Motta na década de 1950. Partindo da operação de tradicionalização do presente, tal como formulada por Mário de Andrade (1893-1945) ainda na década de 1920, iremos analisar os textos 400 anos de pré-história das artes (1954), São Paulo e o art nouveau (1953), Contribuição ao estudo do art nouveau no Brasil (1957) e Introduzione al Brasile (1960) apontando como neles se delineia a revisão histórico-crítica proposta por Motta e quais os seus fundamentos. A leitura de Motta diferenciando-se do que nas últimas décadas tem-se chamado de trama dominante da historiografia da arquitetura moderna brasileira, chave interpretativa que constrói uma ligação indissolúvel e naturalizada entre o barroco-colonial e as primeiras manifestações do moderno tem como ponto de partida as insuficiências e limitações do desenvolvimento cultural brasileiro. Chamando a atenção para novos períodos históricos (como a Primeira República) e regiões do país (São Paulo, por exemplo), o autor irá de certa forma atualizar as preocupações de Mário de Andrade, em relação ao significado da tradição e a importância da produção coletiva e sistemática, e em relação às ligações entre arte, trabalho, técnica e indústria. Refletirá criticamente sobre o movimento moderno brasileiro, com a identificação de diferentes tendências e a busca de novos fundamentos para a produção arquitetônica, assim como uma valorização pioneira da obra de Vilanova Artigas. O estudo da revisão histórico-crítica, assim, traz à tona um elo importante da história intelectual de São Paulo, contribuindo para que, hoje, possamos caminhar em direção a um entendimento mais problematizado da arquitetura moderna brasileira, em suas disjuntivas, contradições e possibilidades.
DOI:
10.11606/D.27.2010.tde-12122010-174750
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
Data de criação/publicação:
2010-12-01
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
ECA - Escola de Comunicações e Artes (t709.81 R484r )