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O Museu do Ipiranga e a instrução pública no estado de São Paulo: um estudo sobre o atendimento ao público (1895 a 1915)

Stepanenko, Igor

Brasil

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  • Título:
    O Museu do Ipiranga e a instrução pública no estado de São Paulo: um estudo sobre o atendimento ao público (1895 a 1915)
  • Autor: Stepanenko, Igor
  • Descrição: Submitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-08-24T12:14:30Z; No. of bitstreams: 1; Igor Stepanenko.pdf: 2443232 bytes, checksum: d1edf01ed394ca37e78103daefe62504 (MD5) Made available in DSpace on 2016-08-24T12:14:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1; Igor Stepanenko.pdf: 2443232 bytes, checksum: d1edf01ed394ca37e78103daefe62504 (MD5); Previous issue date: 2016-03-31 Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior This text aims to understand how public service was held in the Museu Paulista do Ipiranga Museum, or, as it is known, in the period of 1895, date of its Foundation, until 1915, when its first Director Herman Von Ihering leaves his post, and the Museum was founded as the Museum of Natural history, begins slowly becoming Historical Museum under the direction of Alfonso Taunay. Seeks to map the intellectual debate that turned into a monument to independence, but reasoned as scientific character Museum. The hypothesis of this study is that, for a portion of the Republicans from São Paulo, Museu Paulista functioned as educational institution within a general project of public instruction, in addition to scientific and production site, too, as supplementary instruction to schools. . For both the research bolsters file documents, lectures, letters, letters, newspapers, magazines, specialized bibliography O presente texto tem por objetivo compreender como era realizado atendimento ao público do Museu Paulista, entendendo o museu como instituição voltada à educação no estado de São Paulo. O recorte temporal da pesquisa estuda o Museu do Ipiranga, como é mais conhecido, no período de 1895, data de sua fundação, até 1915, quando seu primeiro diretor Herman Von Ihering deixa o cargo e o museu, que fora fundado como Museu de História Natural, começa paulatinamente a transformar-se em Museu Histórico, sob a direção de Afonso Taunay. Procura mapear o debate intelectual que o transformou em um monumento à Independência, mas fundamentado como museu de caráter científico. A hipótese deste trabalho é a de que, para uma parcela dos republicanos paulistas, o Museu Paulista funcionava como instituição de educação dentro de um projeto geral de instrução pública, para além de local de produção científica e, também, como local de instrução complementar às escolas. A pesquisa conclui que o Museu desempenhou, além do caráter científico, o papel de instituição voltada à instrução publica, tanto para a comunidade escolar como para público variado. O uso do espaço externo, praças e jardins do palácio monumento o configuraram também como um espaço educativo, contribuindo para a formação de uma identidade nacional, por meio de uma série de eventos nesses locais. O Museu Paulista, como museu de História Natural, em seu início, cumpriu sua função de instrutor público voltado para a formação científica, mas, sendo Palácio Monumento, marcou como formador da identidade nacional, demarcando como sede solene da Independência do Brasil. A pesquisa foi amparada por documentos de arquivos, leituras de relatórios, cartas, ofícios, jornais, revistas, bibliografia especializada e outros documentos relativos a este período histórico. Os arquivos privilegiados durante a pesquisa foram acervo e biblioteca do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e o acervo do jornal O Estado de S.Paulo. O trabalho visa entender a posição histórica de um dos principais museus do estado de São Paulo, diante dos planos republicanos para a instrução pública e a formação do cidadão
  • Editor: Brasil
  • Idioma: Português

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