skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Aspectos técnicos e econômicos na implantação de um sistema de gerenciamento ambiental em pedreiras

Rosangela Lima da Silva Cavalcante Luis Enrique Sánchez 1959-

2003

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FD-3349 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Aspectos técnicos e econômicos na implantação de um sistema de gerenciamento ambiental em pedreiras
  • Autor: Rosangela Lima da Silva Cavalcante
  • Luis Enrique Sánchez 1959-
  • Assuntos: PLANEJAMENTO AMBIENTAL (CUSTOS); MINERAÇÃO DE MINERAIS INDUSTRIAIS; EMPREENDIMENTOS MINEIROS (CUSTOS IMPACTOS FÍSICOS AVALIAÇÃO)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Mineral
  • Descrição: Este trabalho objetiva contribuir com o estudo dos aspectos técnicos e econômicos da implantação de um sistema de gerenciamento ambiental na mineração e evidenciar sua importância como fator de competitividade para empreendimentos em funcionamento. São avaliados aspectos técnicos, operacionais e custos envolvidos na implantação do sistema de gerenciamento ambiental em uma pedreira situada em zona urbana, através de ferramentas tradicionalmente utilizadas na área de Qualidade Total. Procura-se comprovar que o gerenciamento ambiental das atividades pode e deve ser encarado como um diferencial na competitividade das empresas no médio e longo prazos, gerando redução dos custos e passivos, melhorando a imagem e o convívio com a sociedade. O estudo é composto por uma descrição geral do setor de produção de brita em São Paulo e por análise detalhada de duas situações em que a autora pôde acompanhar a implantação de um sistema de gerenciamento ambiental, analisar custos e avaliar resultados. Em cada situação estudada foi escolhido um indicador técnico, um ambiental e um de custo. Estes indicadores foram analisados comparativamente nas fases pré e pós implantação do sistema de gerenciamento ambiental. Uma das situações evidenciou claramente ganhos de natureza ambiental (melhoria de desempenho), operacional e econômica (redução de custos). A outra situação analisada indicou melhoria dos resultados ambientais e operacionais, porém com aumento de custos. O aumento de custos é imputado a decisões passadas tomadas pela empresa, sugerindo que o bom gerenciamento ambiental depende em grande medida das escolhas feitas na fase de planejamento, compatibilizando o desempenho das operações produtivas com a qualidade ambiental.
    Como conclusão, são apresentadas sugestões para a implantação de novos empreendimentos que possam garantir a mudança dos padrões de comportamento do setor e a melhoria concomitante do desempenho ambiental, de seus resultados econômicos e de sua imagem institucional. Embora a mudança apresente dificuldades de ordem técnica, gerencial e até mesmo cultural, é um caminho sem volta e de fundamental importância para aqueles que pretendem dar continuidade a suas empresas.
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: 175 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.