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Espaço educacional contemporâneo reflexões sobre os rumos da arquitetura escolar na cidade de São Paulo (1935-2013)

Mariana Martinez Wilderon Mônica Junqueira de Camargo 1953-

2014

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:727.1 W676e )(Acessar)

  • Título:
    Espaço educacional contemporâneo reflexões sobre os rumos da arquitetura escolar na cidade de São Paulo (1935-2013)
  • Autor: Mariana Martinez Wilderon
  • Mônica Junqueira de Camargo 1953-
  • Assuntos: Centros Educacionais Unificados (CEUs) -- São Paulo (SP); ESCOLAS (ARQUITETURA) -- SÃO PAULO (SP); CIDADES -- SÃO PAULO (SP); POLÍTICAS PÚBLICAS; PAISAGEM URBANA -- SÃO PAULO (SP); EQUIPAMENTO URBANO -- SÃO PAULO (SP); ESPAÇO ESCOLAR -- SÃO PAULO (SP)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A pesquisa desenvolve uma análise da história do espaço educacional na cidade de São Paulo, a partir de problemáticas contemporâneas que envolvem o equipamento público escolar. O objeto de estudo que mobiliza a leitura histórica é o Centro Educacional Unificado, um complexo de equipamentos educacionais, culturais e recreativos, implantados pela prefeitura de São Paulo, originalmente entre 2002-2004, nos bairros periféricos que apresentavam carência de equipamentos sociais, espaços públicos e infraestrutura urbana. O ceu foi aclamado por seus idealizadores e pela mídia especializada, como um equipamento indutor de urbanidade. Uma vez que a multiplicidade de suas funções se organiza na criação de um espaço público diferenciado, que remete à cidade formal, atendendo tanto ao público escolar quanto à comunidade local. A partir dessa interpretação, o conjunto arquitetônico resultante ofereceria serviços de qualidade e vivências do espaço urbano que contribuiriam para a expansão das perspectivas da educação para a cultura, os esportes e a recreação. A análise detalhada desse exemplo levou à compreensão de que o ceu poderia ser lido a partir de três eixos temáticos, os quais consequentemente orientariam a análise histórica: a escola era ao mesmo tempo uma política pública, uma tipologia arquitetônica e uma intervenção urbana. É a partir dessa estrutura analítica que se buscou compreender como o equipamento educacional chegou historicamente a essa proposta multifacetada que, ao condominializar uma série de equipamentos tradicionalmente distribuídos pela cidade, equaliza a oferta de serviços a populações carentes, mas tensiona as relações entre a escola e cidade. (continua)
    (continuação) A produção de equipamentos públicos educacionais é estudada desde 1935, a partir da criação do Departamento de Cultura e dos Parques Infantis instalados nos bairros operários, chegando até os dias atuais, com 45 ceus em funcionamento na periferia de São Paulo.
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: 219 p il.
  • Idioma: Português

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