skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Passados-Presentes e o Ensino de História: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula

Medeiros, Elton O. S.

Antíteses, 2020-12, Vol.13 (26), p.156 [Periódico revisado por pares]

Universidade Estadual de Londrina

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Passados-Presentes e o Ensino de História: Recepções, Releituras e Reapropriações de fontes históricas dentro e fora da sala de aula
  • Autor: Medeiros, Elton O. S.
  • Assuntos: Arquitetura ; Educação ; Ensino de História ; Idade Média ; Modernismo ; São Paulo
  • É parte de: Antíteses, 2020-12, Vol.13 (26), p.156
  • Descrição: Este artigo busca ressaltar a importância do passado para os ideais e anseios da sociedade que o interpreta e como ela o altera de maneira a adequá-lo aos propósitos de sua época e expor uma proposta de intervenção pedagógica. Utilizaremos como fontes históricas edificações religiosas erguidas no centro da capital da cidade de São Paulo no início do século XX que, ao contrário da tendência vigente de modernização da paisagem urbana da metrópole que vivia a efervescência cultural que iria gerar a Semana de Arte Moderna de 1922, tais prédios retornam ao passado da Idade Média. Analisaremos de que maneira tais construções poderiam ser compreendidas dentro dos ideais sócio-culturais da sociedade paulistana da época. Enquanto também servirão como referencial para se pensar nas reformulações e reapropriações do passado por certa temporalidade para fomentar debates e reflexões para o ensino de História
  • Editor: Universidade Estadual de Londrina
  • Idioma: Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.