skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação; Modeling as a complementary tool in the teaching of Communication Theory

Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho

Comunicação & Educação; v. 23 n. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2018-06-07

Acesso online

  • Título:
    A modelização como ferramenta complementar no ensino de Teoria da Comunicação; Modeling as a complementary tool in the teaching of Communication Theory
  • Autor: Ferraz, Luiz Marcelo Robalinho
  • Assuntos: Communication; Dialogism; Modeling; Experience Report; Communication Theory; Comunicação; Dialogismo; Modelagem; Relato De Experiência; Teoria Da Comunicação
  • É parte de: Comunicação & Educação; v. 23 n. 1 (2018): Democracia fake, jornalismo e educomunicação; 25-38
  • Descrição: O objetivo deste artigo é discutir a experiência de modelagem realizada na disciplina de Teoria da Comunicação II dos cursos de Jornalismo e Rádio, TV e Internet da Universidade Federal de Juiz de Fora. Através da elaboração de uma escultura que refletisse a ideia de comunicação, a proposta da dinâmica foi fazer os alunos articularem a concepção criada com os conceitos da disciplina. Pensando no dialogismo no aspecto discursivo e na dimensão participativa e transformadora da prática comunicativa, a produção de um significado em comum buscou aproximá-los das teorias e dar-lhes condições para refletir criticamente sobre a importância do papel da comunicação.
    This study aims to discuss the modeling experience realized in Communication Theory II discipline in Journalism and Radio, TV and Internet graduation courses of the Federal University of Juiz de Fora, Brazil. Through the elaboration of a sculpture that reflected the idea of communication, the dynamics proposal was to make students articulate the conception created with the theory learned in class. Thinking of dialogism in the discursive aspect and about the participative and transforming dimension of communicative practice, the production of a common meaning sought to bring them closer to theories and give them conditions to reflect critically on communicational role’s significance.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/140478/140323
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-06-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.