skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Eficácia da ivermectina na diminuição da concentração de microfilárias em pacientes portadores de Mansonella Ozzardi em Lábrea, Amazonas, Brasil, após 180 dias de tratamento usando a técnica de membra

Sérgio de Almeida Basano Juliana de Spuza Almeida. A Camargo; Luana Janaína Souza Vera; Maíra Santiago; Jansen Fernandes Medeiros; Gilberto Fontes; Pedro Di Tariq Barreto Crispin; Marcelo Parente; Luís Marcelo Aranha Camargo; Congresso Brasileiro de Medicina Tropical - MEDTROP (47. 2011 Rio Grande do Norte)

Natal - Rio Grande do Norte 2011

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Eficácia da ivermectina na diminuição da concentração de microfilárias em pacientes portadores de Mansonella Ozzardi em Lábrea, Amazonas, Brasil, após 180 dias de tratamento usando a técnica de membra
  • Autor: Sérgio de Almeida Basano
  • Juliana de Spuza Almeida. A Camargo; Luana Janaína Souza Vera; Maíra Santiago; Jansen Fernandes Medeiros; Gilberto Fontes; Pedro Di Tariq Barreto Crispin; Marcelo Parente; Luís Marcelo Aranha Camargo; Congresso Brasileiro de Medicina Tropical - MEDTROP (47. 2011 Rio Grande do Norte)
  • Assuntos: PARASITOLOGIA
  • Descrição: Mansonella Ozzardi (Manson, 1897) (Nematoda, Onchocercidae) é uma filariose com ampla distribuição no Estado do Amazonas (rio Purus, Solimões e Negro). Pouquíssimos ensaios clínicos foram realizados para verificação de seu tratamento. O trabalho visou estudar a diminuição da parasitemia sanguínea verificando o “clearance” em membrana de policarbonato (MP) após 180 (cento e oitenta) dias de tratamento com ivermectina na dose mínima de 150 mcg/Kg (dose única). Metodologia: Estudou-se a eficácia do uso de dose única de ivermectina 0,15 mg/kg de peso no tratamento de 66 pacientes com infecção pela filária Mansonella ozzardi em área endêmica, no município de Lábrea, onde não existe a presença de outros filarídeos humanos. Após o diagnóstico parasitológico com membrana de policarbonato e tratamento com ivermectina, foram realizados anamnese, exame clínico e coleta de sangue para quantificação de microfilarias e análises bioquímicas e hematológicas. Conclusão: Houve uma redução estatisticamente significativa em relação à densidade de microfilárias (?2 de Friedman = 132;00 valor-p =0, 00000) após 6 meses do uso da medicação, e que não houve alterações laboratoriais significativas (hemograma, metabólitos hepáticos e excretas nitrogenados) e reações adversas, que comprometessem o uso desta droga.
  • Editor: Natal - Rio Grande do Norte
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: P-0579.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.