skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Estudo da estimulabilidade de crianças com desenvolvimento típico de com distúrbio fonológico para os fonemas líquidos laterais e vibrante simples

Márcia Mathias de Castro Haydée Fiszbein Wertzner

2004

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T CASTRO, M.M. 2004 )(Acessar)

  • Título:
    Estudo da estimulabilidade de crianças com desenvolvimento típico de com distúrbio fonológico para os fonemas líquidos laterais e vibrante simples
  • Autor: Márcia Mathias de Castro
  • Haydée Fiszbein Wertzner
  • Assuntos: FONOAUDIOLOGIA; FONÉTICA; DISFONIA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As crianças que apresentam distúrbio fonológico têm dificuldade para articular os sons da fala por comprometimento da articulação e/ou do conhecimento internalizado do sistema de sons da língua. Os pesquisadores têm incluído na avaliação do distúrbio fonológico uma medida da estimulabilidade, definida como a habilidade do sujeito de imediatamente modificar os erros na produção de fala quando apresentado um modelo. O objetivo desta pesquisa é descrever o índice de estimulabilidade (IE) de crianças falante do português brasileiro com desenvolvimento típico e com distúrbio fonológico nos fonemas líquidos laterais e vibrante simples. Para isso, foram avaliadas 36 crianças com idade entre 5:0 até 11:6 anos; 18 crianças sem alterações fonoaudiológicas (GC) e 18 crianças com distúrbio fonológico (GDF). Aplicou-se a avaliação fonoaudiológica (fonologia, vocabulário, fala espontânea, sistema miofuncional oral e o teste de estimulabilidade). O teste de estimulabilidade desenvolvido para esta pesquisa consta das provas de imitação de sílabas (IS), imitação de palavras e nomeação de figuras com os sons [], [] e []. Os resultados apontaram que o IE médio foi melhor nas três provas com o som [], seguido do [] e o [] para os sujeitos do GDF e foi melhor para o som [], seguido do [] e o [] para os sujeitos do GC. A maior parte dos sujeitos foi estimulável (IE > 10,00%) para todos os sons em pelo menos uma das provas; o menor IE do GDF ocorreu no [R] e parece estar
    relacionado às sutilezas articulatórias necessárias para a produção desse som, já o menor IE do GC foi para o [] e parece estar relacionado às alternativas articulatórias para esse som no português brasileiro; a prova IS mostrou-se adequada ) para fornecer informações específicas sobre a produção do som. O uso dos auxílios, assim como as vogais subseqüentes, pareceram facilitadores da produção correta do som, podendo ser utilizado no tratamento da criança com distúrbio fonológico
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 98 p. anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.