skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico

Itana Stiubiener Wilson Vicente Ruggiero 1948-

2005

Localização: EPBC - Esc. Politécnica-Bib Central    (FT-2139 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Arquitetura e organização de um sistema para personalização e adaptação de atividades no aprendizado eletrônico
  • Autor: Itana Stiubiener
  • Wilson Vicente Ruggiero 1948-
  • Assuntos: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Sistemas Digitais
  • Descrição: Este trabalho apresenta a arquitetura e organização de um sistema de aprendizado eletrônico capaz de se adaptar às demandas de seus usuários. Tal arquitetura está baseada em mecanismos adaptativos que possibilitam o oferecimento dinâmico de conteúdos e atividades de aprendizagem compatibilizando os objetivos pedagógicos com as preferências e competências do aprendiz, dessa forma a permitir o contínuo aprimoramento do caminho para a construção do conhecimento. A arquitetura proposta se constitui num sistema de hipermídia adaptativa na qual são introduzidos alguns elementos configuráveis e fundamentais à adaptação, que tornam o sistema mais flexível, configurável e extensível a um grupo mais diversificado de usuários. É apresentado o conceito de Política de Aprendizagem Personalizada, que prevê a possibilidade de configuração das ações do sistema de forma a adaptar o oferecimento de suas atividades no perfil de aprendizagem do aprendiz. Este perfil é determinado em função da observação das interações do aprendiz com o sistema e baseado em informações configuráveis relativas aos aspectos relevantes a serem observados. Esses aspectos são introduzidos no sistema através de uma estrutura de dados denominada Camada de Orientação, que é um metamodelo de dados contendo as características e fatores que determinam preferências e os melhores potenciais cognitivos de um aprendiz. Através das Camadas de Orientação é possível ao elaborador de conteúdo configurar qual é o
    conjunto de fatores relevantes que caracterizam as preferências e aptidões de um indivíduo e expressam seu melhor potencial cognitivo, adicionando ao sistema a característica de adaptação também às prioridades e preferências do elaborador de conteúdo. ) Foram apresentados alguns exemplos para ilustrar a aplicação dos conceitos definidos tais como o perfil de aprendizagem, a política de aprendizagem personalizada e as camadas de orientação mostrando a viabilidade prática dos conceitos propostos e a flexibilidade associada com o alto grau de configurabilidade da arquitetura e organização da arquitetura de sistema proposta neste trabalho.
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 126 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.