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cinema-caracol de Luis Tróchez Tunubalá: uma câmera Misak contra o(s) colonialismo(s)

Felipe, Marcos Aurélio

Ars (São Paulo, Brazil), 2020-08, Vol.18 (39), p.225-259

Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    cinema-caracol de Luis Tróchez Tunubalá: uma câmera Misak contra o(s) colonialismo(s)
  • Autor: Felipe, Marcos Aurélio
  • Assuntos: cinema indígena ; colonialismo ; contato interétnico ; indianidade ; Misak
  • É parte de: Ars (São Paulo, Brazil), 2020-08, Vol.18 (39), p.225-259
  • Descrição: Este estudo analisa o documentário Na Misak (2018), do diretor indígena Luis Tróchez Tunubalá, do Cauca colombiano. Situando-o como filme-prismático, no marco do cinema indígena e do colonialismo reiterativo em Abya Yala, seu objetivo é investigar a tessitura fílmica a partir da perspectiva indígena sobre a construção da indianidade no contexto urbano contemporâneo. Utilizou-se o método comparado a partir de cotejos baseados na série histórica, ponto-contraponto, constelações e abordagem prismática. Entre os estudos antropológicos, históricos e de cinema, observou-se o cruzamento da escritura cinematográfica contracolonial, ensaística e autorreflexiva com dimensões da cosmologia Misak, a partir do qual o pensamento crítico se condensa no sistema fílmico, na experiência histórica e na performance corporal, artefatos que confrontam o(s) colonialismo(s) com outra história do contato.
  • Editor: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

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