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O discurso no radiojornalismo esportivo: estudo do comportamento do gênero editorial

Zago, Claudinei Cesar

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2008-09-19

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O discurso no radiojornalismo esportivo: estudo do comportamento do gênero editorial
  • Autor: Zago, Claudinei Cesar
  • Orientador: Aquino, Zilda Gaspar Oliveira de
  • Assuntos: Discurso Do Radiojornalismo; Editorial Radiofônico; Estratégias Argumentativas; Gêneros Do Discurso; Radiojornalismo Esportivo; Argumentative Strategies; Radio Journalism Speech; Radio Editorial; Genres; Sportive Radio Journalism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: uso de estratégias enunciativas alocadas na produção do editorial radiofônico, considerando a hipótese de que um gênero consolidado pode modificar-se em sua estrutura composicional face às características que um suporte diferente requer para sua manifestação. O problema que motivou a pesquisa prende-se ao fato de ainda não se conhecerem trabalhos voltados prioritariamente à análise de um tipo específico de discurso que é tomado para constituição do gênero editorial inscrito na esfera do radiojornalismo esportivo. O presente estudo procura respaldar suas análises em linhas teóricas sustentáveis à descrição, identificação e análise do corpus tomado para exame com o cuidado de observar em cada uma delas, fundamentos que possam explicar a maneira de organização dos elementos lingüístico-discursivos, além de verificar quais expedientes retóricoargumentativos estão presentes nas diferentes partes do discurso que ajudam a construir. Para tanto, a pesquisa vale-se de pressupostos da Análise da Conversação e da Teoria da Argumentação, em diálogo complementar aos estudos da Nova Retórica de Perelman e Olbrechts-Tyteca (1996). Cotejou-se, também, aspectos teóricos do âmbito da Análise Crítica do Discurso, com o sentido de verificar pontos de contacto, segundo van Dijk (2001), na relação entre discurso, contexto e ideologia que pudessem esclarecer o posicionamento do editor e a situação de produção com a qual interagiu. A análise realizada permitiu constatar que, embora provido de um conjunto variável de recursos lingüístico-discursivos disponíveis para compor as estratégias argumentativas que caracterizam o editorial no / para radiojornalismo esportivo, o editor-locutor precisou decidir-se, ao fazer as escolhas que fez, em que medida seu discurso tornar-se-ia persuasivo e como o faz. Também foi possível depreender dessa análise que existe a possibilidade de um gênero consolidado, como o editorial, adaptar-se a um novo dispositivo, como o rádio, levando em conta as características fundamentais da situação em que ele se dá, as relações de intersubjetividade dos interlocutores e a própria relação do gênero com o suporte.
  • DOI: 10.11606/D.8.2008.tde-09022010-120137
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2008-09-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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