skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Novas Narrativas da Comunicação em Organizações

Ribeiro, Emiliana Pomarico

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-04-05

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Novas Narrativas da Comunicação em Organizações
  • Autor: Ribeiro, Emiliana Pomarico
  • Orientador: Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
  • Assuntos: Comunicação Interna; Comunicação Organizacional; Humanização; Novos Contextos; Novas Narrativas; Micronarrativas; New Narratives; New Contexts; Micronarratives; Internal Communication; Humanization; Organizational Communication
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Descrição: Questionamentos sobre os novos contextos da contemporaneidade - pós-moderno, digital, efêmero, veloz, complexo e metapórico - sugerem novos pensamentos da comunicação em organizações. Paradigmas, teorias e ideias podem ser repensados conforme o momento histórico, político-econômico, social, cultural, religioso e digital-midiático. Isso porque, novos contextos acarretam novas maneiras do indivíduo sentir e estar no mundo, o que, consequentemente, exige novas posturas da comunicação para dialogar com este novo sujeito. No ambiente organizacional, muitas vezes, por conta das novas dinâmicas, tanto os responsáveis pela comunicação em organizações como os trabalhadores, incluindo líderes e influenciadores que circulam no ambiente organizacional, podem sentir algumas das chamadas dores do século XXI como: pressões, auto pressões, déficit de atenção, nomofobia, depressão, estresse, ansiedade, desumanização, falta de sentidos, de propósitos e até uma suposta crise de identidade. Dores estas que podem dificultar a assertividade e a efetividade da comunicação neste ambiente. É neste panorama, que esta tese pretende detectar, a partir do conceituado paradigma narrativo da comunicação, como poderiam ser as novas narrativas da comunicação em organizações, adequadas a estes novos contextos e estes novos jeitos de sentir e estar no mundo. Novas narrativas, principalmente, baseadas: na humanização, na compreensão das afetividades positivas e negativas, no estímulo à imaginação, na co-criação, no respeito à diversidade, com cuidado e compaixão pelo outro e pelo meio ambiente e com foco para o entendimento das micronarrativas de cada indivíduo que circula o ambiente organizacional.
  • DOI: 10.11606/T.27.2019.tde-16052019-115915
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-04-05
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.