skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Patrimônio escolar: para além da arquitetura, a materialidade do patrimônio histórico nas escolas paulistas

Oliveira, Fabiana Valeck De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2015-05-07

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Patrimônio escolar: para além da arquitetura, a materialidade do patrimônio histórico nas escolas paulistas
  • Autor: Oliveira, Fabiana Valeck De
  • Orientador: Pinheiro, Maria Lucia Bressan
  • Assuntos: Acervos Escolares; Arquitetura Escolar; Patrimônio Escolar; Architecture School; Heritage School; School Collections
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O presente trabalho tem como objeto de estudo o patrimônio histórico das primeiras Escolas Normais implantadas no Estado de São Paulo, com destaque para o acervo da Escola Normal Caetano de Campos. Pretende-se analisar o universo e a natureza dos bens que integram o patrimônio histórico e cultural dessas escolas, identificando o conjunto dos bens culturais comuns presentes nessas instituições escolares: para além da arquitetura de seus edifícios, a materialidade de seus acervos documentais e museológicos. Por um lado, o trabalho trata do reconhecimento oficial da arquitetura desses edifícios como bens a serem preservados, medida levado a cabo através de uma série de processos de tombamento no âmbito do CONDEPHAAT, por outro, apresenta quais os conjuntos de documentos, livros, fotografias e outros objetos que constituem os acervos escolares de caráter histórico e cultural das mais antigas escolas normais criadas no Estado de São Paulo, tão dignos de serem alçados à categoria de patrimônio e preservados quanto à arquitetura dos edifícios que os abrigam. Para além da arquitetura dos edifícios escolares, esses testemunhos materiais significativos da trajetória das escolas estão presentes em seus arquivos, suas bibliotecas, em alguns museus escolares, e, ainda, dispersos em tantos outros espaços da escola, e configuram um conjunto de valor histórico e cultural tanto para a história da própria instituição quanto para a história da educação brasileira.
  • DOI: 10.11606/T.16.2015.tde-22092015-110702
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2015-05-07
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.