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A contracultura e o cotidiano nas relações familiares histórias de vida de quem dormiu de "sleeping bag" e viveu e de quem adotou o lema "hay que endurecer pero perder la ternura, jamás!"

Maria da Conceição Souza Schetty Solange Martins Couceiro de Lima

2001

Localização: FE - Faculdade de Educação    (37.047 S327c )(Acessar)

  • Título:
    A contracultura e o cotidiano nas relações familiares histórias de vida de quem dormiu de "sleeping bag" e viveu e de quem adotou o lema "hay que endurecer pero perder la ternura, jamás!"
  • Autor: Maria da Conceição Souza Schetty
  • Solange Martins Couceiro de Lima
  • Assuntos: JOVENS; RELAÇÕES FAMILIARES; EDUCAÇÃO
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo discute questões relativas à compreensão da convivência educativa cotidiana e dos valores que permeiam o fazer educacional, entre pais e filhos jovens. O levantamento de dados empíricos realizou-se dentro do universo sócio-histórico da Contracultura e dos Movimentos de Contestação Políticos, durante as décadas de 60 e 70, com pais que vivem no Estado de São Paulo. Como resultado, temos dados que revelam tendências na educação, com semelhanças e diferenças importantes quanto à forma. Alguns, indicando formas baseadas na convivência diária, sem uma pré-definição clara da postura educativa. Outros, mostram uma educação ideologicamente pautada em valores pré-concebidos, com clareza e reflexão. Em ambas as tendências há uma visão específica de homem e de mundo, localizada dentro do contexto sócio-histórico vivido por estes. Além destes resultados mencionados, existem dados que apontam para o aprofundamento futuro do estudo, no que se refere à diferença de posturas entre pais e mães, sobre questões relacionadas à revisão da trajetória educativa dos filhos, à diversidade das dinâmicas das famílias, bem como o que cada uma tem em particular, sendo também um dado contributivo às demais pesquisas já feitas. Como indicação de aprofundamento do estudo, considera-se interessante e oportuno conhecer nos dias atuais a correlação e peso trazidos pela formação religiosa na educação das famílias com filhos jovens, comparativamente à geração dos pais. Esta
    dissertação foi fundamentada nas referências teóricas fornecidas sobretudo pelas posições filosóficas de : Agnes Heller, Hannah Arendt, Berger o Luckmann, Norbert Elias Philippe Ariès, Alberto Melucci e Karl Mannheim
  • Data de criação/publicação: 2001
  • Formato: 143 p anexos.
  • Idioma: Português

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