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Aprendizagem em grupos cooperativos e colaborativos: investigação no ensino superior de química

Teodoro, Daniel Lino

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos 2016-10-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aprendizagem em grupos cooperativos e colaborativos: investigação no ensino superior de química
  • Autor: Teodoro, Daniel Lino
  • Orientador: Queiroz, Salete Linhares
  • Assuntos: Química; Pltl; Ensino Superior; Interações Discursivas; Jigsaw; Higher Education; Discursive Interactions; Chemistry
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Edição revisada - original em acervo restrito
  • Descrição: Considerando a complexidade e a importância da discussão sobre atividades didáticas apoiadas em discussões em grupo, esta tese descreve atividades cooperativas (formato jigsaw) e colaborativas (formato Peer-Led Team Learning) realizadas no Curso de Bacharelado em Química do Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo. As atividades cooperativas foram aplicadas nas disciplinas Comunicação e Expressão em Linguagem Científica I e Introdução à Química e as atividades colaborativas nas disciplinas Introdução à Química e Cinética Química. A dinâmica das interações discursivas estabelecidas entre os alunos nos grupos cooperativos e colaborativos foi investigada com base no Modelo Analítico proposto por Kumpulainen e Mutanen, a partir da análise das seguintes dimensões: funções da fala, processamento cognitivo e processamento social. Nessa perspectiva, foi estudada a influência do grau de estruturação das atividades e a natureza específica das disciplinas na dinâmica das interações discursivas. Nos grupos cooperativos as características peculiares dos conteúdos ministrados nas duas disciplinas direcionam a forma como os alunos usam as funções de fala, o que influencia diretamente a segunda e a terceira dimensão de análise. Nestas dimensões o processamento social predominante foi do tipo colaborativo e o processamento cognitivo predominante foi do tipo rotineiro. Nos grupos colaborativos ficou evidenciado que, independentemente da natureza das duas disciplinas, o uso das funções de fala foi bastante semelhante. Entretanto, o mesmo não ocorre para as demais dimensões. No que se refere ao processamento cognitivo, este apresentou principalmente característica rotineira, embora com considerável contribuição do tipo off-task, que atrapalhou as ações de alguns grupos. Este contexto foi corroborado pelos resultados encontrados para o processamento social, que apresentou características individualistas em todos os grupos. Os resultados obtidos apontam para a possibilidade de adaptação de ambos os tipos de atividades a distintas disciplinas do Curso, assim como destacam ressalvas e oferecem sugestões quanto à aplicação das mesmas no Ensino Superior de Química.
  • DOI: 10.11606/T.75.2016.tde-13122016-093237
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Química de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2016-10-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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