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Entre o discurso e o fazer arquitetônico: reflexões sobre o ensino de arquitetura e urbanismo e seus referenciais a partir do trabalho final de graduação

Arcipreste, Cláudia Maria

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2012-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entre o discurso e o fazer arquitetônico: reflexões sobre o ensino de arquitetura e urbanismo e seus referenciais a partir do trabalho final de graduação
  • Autor: Arcipreste, Cláudia Maria
  • Orientador: Faggin, Carlos Augusto Mattei
  • Assuntos: Ensino-Aprendizagem De Arquitetura E Urbanismo; Ensino-Aprendizagem De Projeto; Trabalho Final De Graduação (Tfg); Teaching And Learning Of Architecture And Urban Planning; Teaching And Learning Of Project; Undergraduate Final Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Tomando como objeto de estudo os produtos e processos do Trabalho Final de Graduação (TFG) nos cursos de arquitetura e urbanismo, este trabalho evidencia e discute as dimensões didático-pedagógicas envolvidas, em especial nos processos de projeto. Aborda os princípios e valores dos campos arquitetônico e educacional que, atrelados aos critérios de qualificação e de excelência considerados, circulam no âmbito do TFG e, de modo amplo, na formação do arquiteto e urbanista. Discute, ainda, os referenciais a partir dos quais se operam as tomadas de decisões dos estudantes, expondo direcionamentos importantes do ensino-aprendizagem em arquitetura e urbanismo no contexto contemporâneo. Trata-se de investigação qualitativa, envolvendo ex-alunos e professores de seis instituições de ensino de arquitetura e urbanismo das cidades de São Paulo e de Belo Horizonte, abordando o objeto de estudo a partir de referenciais teóricos dos campos da educação e da arquitetura e urbanismo, sob a ótica da sociologia da cultura e da sociologia da educação. A pesquisa indica que, como fato didático-pedagógico, o TFG é um dos momentos de mais intensa aprendizagem nos cursos, devido ao seu potencial de integração disciplinar; à grande autonomia conferida ao estudante que é, de fato, o protagonista dos processos; às relações professor-aluno estabelecidas a partir dessa autonomia; e às metodologias de problematização contínua que predominantemente embasam os processos didático-pedagógicos e projetuais envolvidos. Contudo, apesar da perspectiva crítico-reflexiva dessas metodologias, os princípios e valores que circulam pelos processos seguem hegemonicamente atrelados a práticas e pensamentos associados à arquitetura moderna, em especial aos ideais de racionalidade, de funcionalidade, de arquitetura-arte e à noção do arquiteto-criador, em visões universalizantes e deterministas. Como fato sociológico, o TFG evidencia o ensino-aprendizagem em arquitetura e urbanismo, em especial na área de projeto, como espaço de produção/reprodução de pensamentos e modos operacionais que de longa data marcam a profissão e suas formas no imaginário social. Pouco abertos à diversidade, à heterogeneidade, contemplam possibilidades limitadas de ação profissional do arquiteto e urbanista, sobretudo diante de demandas e condicionantes do contexto brasileiro contemporâneo.
  • DOI: 10.11606/T.16.2012.tde-15032013-144926
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2012-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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