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Reconstrução da história e projeto moderno em Flávio Motta

Ribeiro, Ana Carolina Carmona

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2010-12-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Reconstrução da história e projeto moderno em Flávio Motta
  • Autor: Ribeiro, Ana Carolina Carmona
  • Orientador: Martins, Luiz Renato
  • Assuntos: Arquitetura Moderna; Art Nouveau; Crítica De Arquitetura; Flávio Motta; Criticism Of Architecture; Modern Architecture
  • Notas: Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
  • Descrição: O presente trabalho tem como objeto a investigação da operação de reconstrução da história da arte e arquitetura no Brasil, por meio do trabalho crítico e historiográfico de Flávio Lichtenfels Motta na década de 1950. Partindo da operação de tradicionalização do presente, tal como formulada por Mário de Andrade (1893-1945) ainda na década de 1920, iremos analisar os textos 400 anos de pré-história das artes (1954), São Paulo e o art nouveau (1953), Contribuição ao estudo do art nouveau no Brasil (1957) e Introduzione al Brasile (1960) apontando como neles se delineia a revisão histórico-crítica proposta por Motta e quais os seus fundamentos. A leitura de Motta diferenciando-se do que nas últimas décadas tem-se chamado de trama dominante da historiografia da arquitetura moderna brasileira, chave interpretativa que constrói uma ligação indissolúvel e naturalizada entre o barroco-colonial e as primeiras manifestações do moderno tem como ponto de partida as insuficiências e limitações do desenvolvimento cultural brasileiro. Chamando a atenção para novos períodos históricos (como a Primeira República) e regiões do país (São Paulo, por exemplo), o autor irá de certa forma atualizar as preocupações de Mário de Andrade, em relação ao significado da tradição e a importância da produção coletiva e sistemática, e em relação às ligações entre arte, trabalho, técnica e indústria. Refletirá criticamente sobre o movimento moderno brasileiro, com a identificação de diferentes tendências e a busca de novos fundamentos para a produção arquitetônica, assim como uma valorização pioneira da obra de Vilanova Artigas. O estudo da revisão histórico-crítica, assim, traz à tona um elo importante da história intelectual de São Paulo, contribuindo para que, hoje, possamos caminhar em direção a um entendimento mais problematizado da arquitetura moderna brasileira, em suas disjuntivas, contradições e possibilidades.
  • DOI: 10.11606/D.27.2010.tde-12122010-174750
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2010-12-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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