skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Arquiteturas de distribuição de ar em cabines de aeronaves: análise experimental de desconforto térmico local.

Silva, Evandro Souza Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2013-10-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Arquiteturas de distribuição de ar em cabines de aeronaves: análise experimental de desconforto térmico local.
  • Autor: Silva, Evandro Souza Da
  • Orientador: Tribess, Arlindo
  • Assuntos: Aeronaves; Ventilação; Desconforto Térmico Local; Correntes De Ar; Arquiteturas De Distribuição De Ar; Aircraft; Air Distribution Architectures; Local Thermal Discomfort; Air Currents; Ventilation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Mecânica
  • Descrição: O sistema de ventilação por mistura (MV), utilizado atualmente em cabines de aeronaves na distribuição do ar tratado, não tem propiciado condições adequadas de conforto térmico e pode, devido às suas características de mistura, propagar rapidamente doenças infecciosas na cabine. Sistemas de ventilação utilizados em ambientes de edificações, como o sistema de distribuição de ar por deslocamento (DV) e o sistema de distribuição de ar pelo piso (UFAD) e variantes destes sistemas, estão começando a ser propostos. Função disto, o presente trabalho comparou três arquiteturas de distribuição de ar: o sistema tradicional (MV), o sistema de insuflamento de ar pelo piso (UFAD) e uma variação do sistema UFAD, incluindo insuflamento lateral abaixo dos bagageiros, denominado de UFAD modificado. Os ensaios foram realizados em cabine de mock up de aeronave com 12 lugares, ocupados por manequins aquecidos simulando os passageiros, considerando duas temperaturas para o ar insuflado na cabine: 18°C e 22°C. Os resultados mostram influência significativa da temperatura de insuflamento do ar nas condições de desconforto térmico local, juntamente com resultados promissores para o sistema UFAD, com percentuais de desconforto devido às correntes de ar menores que 20%, com exceção da região de insuflamento do ar no corredor.
  • DOI: 10.11606/D.3.2013.tde-19092014-120538
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2013-10-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.