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Currículo e ensino superior à luz do discurso comunicativo

Merli Leal Silva Zilma de Moraes Ramos de Oliveira

2005

Localização: FE - Faculdade de Educação    (375.0 S586c )(Acessar)

  • Título:
    Currículo e ensino superior à luz do discurso comunicativo
  • Autor: Merli Leal Silva
  • Zilma de Moraes Ramos de Oliveira
  • Assuntos: CURRÍCULOS E PROGRAMAS; ENSINO SUPERIOR; COMUNICAÇÃO SOCIAL (ESTUDO E ENSINO)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A tese "Currículo e Ensino Superior à Luz do Discurso Comunicativo" reflete sobre como o currículo do Curso Superior de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade de Passo Fundo (UPF) é construído pelos poderes instituintes (condições de produção), instituído (currículo escrito, expresso em grades, ementas e bibliografias) e, também, pelo uso que alunos e professores fazem dele em espaços de interação universitária (o currículo-em-ato). Os dados coletados referem-se a documentos institucionais, ao Projeto Pedagógico do Curso da UPF e a entrevistas e questionários com consultores, coordenadores, alunos e professores do Curso. A pesquisa pensa o currículo e as teorias curriculares como um discurso produtor de sentidos, identidades e subjetividades. Como texto portador ) de significados e veiculador de formas de ensinar, aprender e ver o mundo, o currículo é concebido, nesta tese, como discurso comunicativo, razão pela qual as teorias da comunicação passam a ganhar relevância ao lado das teorias da educação. A pesquisa identificou características discursivas específicas do Curso de Comunicação Social da Universidade de Passo Fundo, uma instituição de ensino superior comunitária na região norte do Rio Grande do Sul. O problema consiste em compreender criticamente os vários discursos presentes em três instâncias curriculares: a do currículo instituinte, a do currículo instituído e a do currículo-em-ato e em perceber como eles
    mesclam-se para definir o que seja aprender e ensinar a partir de um texto curricular. A perspectiva ideológica dos discursos curriculares estudada à luz dos textos de Thompson, as funções da linguagem no texto curricular problematizadas a partir dos ensaios escritos por Roman Jakobson, os conceitos de currículo em voga associados a problemáticas cotidianas relativas à classe social, ao gênero e à etnia, ofereceram condições para o desenvolvimento desta pesquisa que, também, apresenta o resultado de diálogos travados com consultores, dirigentes, professores e alunos da UPF
  • Data de criação/publicação: 2005
  • Formato: 202 p.
  • Idioma: Português

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