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Prototipagem virtual: modelagem, simulação, controle e otimização de dinâmica veicular
Barbieri, Frederico Augusto Alem
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2002-08-22
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Título:
Prototipagem virtual: modelagem, simulação, controle e otimização de dinâmica veicular
Autor:
Barbieri, Frederico Augusto Alem
Orientador:
Costa Neto, Álvaro
Assuntos:
Controle Integrado Do Movimento
;
Simulação
;
Modelos De Veículo Não Linear E Linear
;
Modelagem De Sistemas Multicorpos (Mbs)
;
Sistemas De Controle Ótimo (Rlq)
;
Mbs Modelling
;
Lqr With Output Feedback
;
Linear/Non-Linear Full Vehicle Model
;
Integrated Motion Control
;
Simulation
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
As futuras utilizações de sistemas de controle em automóveis seguirão a tendência de integração, através do desenvolvimento de sistemas de controle integrados capazes de coordenar as ações dos vários subsistemas que compõem o veículo. Esta coordenação e integração requerem que as integrações entre os subsistemas sejam levadas em conta já nos primeiros estágios de projeto, levando ao desenvolvimento de modelos completos de veículos. Neste sentido, o comportamento dinâmico de um veículo de quatro rodas é analisado através de técnicas de modelagem de sistemas multicorpos utilizando-se o programa ADAMS. Posteriormente, são gerados modelos lineares obtidos através do Jacobiano das equações do modelo original, resultando em uma gama de equações na forma de espaço de estados. O modelo linearizado é então submetido a vários tipos de simulações e os resultados são comparados às respostas do modelo não linear de modo a validar as aproximações lineares em diferentes condições de operação do veículo. São também desenvolvidos dois sistemas de controle de suspensão baseados em técnicas de controle ótimo como duas diferentes abordagens: um controlador skyhook que foi implementado no modelo não linear desenvolvido no ADAMS e um controle de suspensão baseado em um controlador RLQ (Regulador Linear Quadrático), com realimentação de saída que utiliza os modelos linearizados na forma de espaço de estados, sendo este último implementado através da co-simulação ADAMS/Matlab. O sistema de controle de suspensão desenvolvido é um primeiro passo na tentativa de projeto de um sistema de controle integrado do movimento.
DOI:
10.11606/T.18.2016.tde-18022016-103409
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
Data de criação/publicação:
2002-08-22
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
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