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Ouro Preto, 1897-1973 a construção social de uma cidade histórica turística
Arley Andriolo Paulo Cesar Xavier Pereira
1999
Localização:
EESC - Esc. Engenharia de São Carlos
(TESE 0462 )
e outros locais
(Acessar)
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Título:
Ouro Preto, 1897-1973 a construção social de uma cidade histórica turística
Autor:
Arley Andriolo
Paulo Cesar Xavier Pereira
Assuntos:
ARQUITETURA
Notas:
Dissertação (Mestrado) -- Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
A mobilização de pessoas de diversos grupos sociais em viagens para Ouro Preto, em Minas Gerais, tornou-se um fato marcante depois
da
segunda metade do século XX. No ínicio deste século, os valores
da
cidade e das obras citadinas no imaginárionacional não eram capazes de estimular um número considerável de viajantes. Naquele momento os discursos apontavam para uma cidade decadente, em situação de ruinas, tanto material quanto moral. Através de uma análise histórica dos discursosintelectuais e
da
produção de imagens sobre a cidade, a partir de 1897 - quando Ouro Preto perdeu a condição de capital do estado de Minas Gerais - pode-se observar como foram construídas nas décadas seguintes as representações sociais que hojeassociam a cidade à gênese
da
história do Brasil e com o surgimento de uma arte genuinamente nacional. Na década de 30, no início do governo de Getúlio Vargas, Ouro Preto foi considerada um Monumento Nacional com o poder de evocar aos patríciosa memória
da
nação e, como tal, foi instituída. Reside nesse fato a inversão mais significativa daquele momento anterior de ruína. Pelos anos 50, os textos eruditos sobre a antiga capital de Minas Gerais e a arte colonial ganham maiorintensidade. Contraditoriamente, criaram-se valores que permitiam associar a cidade tanto à história da arte européia, pelas determinantes portuguesas na colonização, quanto por características únicas que localizaram em certas formas e conteúdosalgo de oposto ao
colonizador europeu. Surgia o conceito de "barroco mineiro". A esses discursos uniram-se outros, em especial aqueles proferidos pelos promotores do turismo brasileiro que, nesses anos 50, iniciava a organização de modoindustrial, envolvendo as práticas ligadas a viagens, como, por exemplo, através
da
criação de hotéis e do fomento a excursões turísticas. O resultado
da
articulação desses processos foi a hegemonia de determinados discursos e imagens no planodas ) representações sociais, os quais possibilitaram a realização de recortes tempo-espaciais na produção das "cidades históricas de Minas", um marcante produto do turismo brasileiro. Ouro Preto revelou-se a parte principal desse produtoe o exemplo fundamental
da
construção social de uma "cidade histórica turistica"
Data de criação/publicação:
1999
Formato:
274 p.
Idioma:
Português
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