skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Dos cuidados com o corpo feminino em reclames na "Revista do Globo" da década de 1930

Schossler, Joana Carolina ; de Souza Correa, Sílvio Marcus

Estudos feministas, 2011-01, Vol.19 (1), p.53-72 [Periódico revisado por pares]

Centro de Comunicação e Expressão - CCE Centro de Filosofia e Clências Humanas - CFH Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Dos cuidados com o corpo feminino em reclames na "Revista do Globo" da década de 1930
  • Autor: Schossler, Joana Carolina ; de Souza Correa, Sílvio Marcus
  • Assuntos: 1900-1999 ; Brazilian literature ; female body ; História do corpo ; periodicals ; PSYCHOLOGY, MULTIDISCIPLINARY ; Representações do feminino ; Revista do Globo ; WOMEN'S STUDIES
  • É parte de: Estudos feministas, 2011-01, Vol.19 (1), p.53-72
  • Descrição: Desde as primeiras décadas do século XX, a moda dos banhos de mar contribuiu para despir pouco a pouco mulheres, homens e crianças no Rio Grande do Sul (Brasil). As mulheres foram o público-alvo preferencial dos reclames de produtos higiênicos, farmacêuticos, cosméticos e de vestuário. Para o veraneio, uma gama desses produtos foi anunciada na Revista do Globo durante a década de 1930. Com o fito de satisfazer "novos desejos" femininos por meio de novos produtos, esses anúncios permitem uma análise histórica das representações da mulher moderna, principalmente da emergência de um novo corpo feminino. O presente artigo trata da mudança nas representações do feminino na década de 1930, com base na publicidade da revista de maior circulação no Rio Grande do Sul à época. Since the beginning of the 20th century, the habit of going to the beach allowed for the progressive revelation of the bodies of women, men, and children in Rio Grande do Sul (Brasil). Women were the main targets of advertisements for hygiene and pharmaceutical products, cosmetics, and fashion. During the 1930s, a wide variety of such products was advertised in the Revista do Globo magazine. With the aim of satisfying new feminine desires through new products, these advertisements allow for a historical analysis of the representation of the modern woman, especially the birth of a new feminine body. This article discusses the changes in the representation of women, during the 1930s, based on the advertisements which appeared in the most widely read magazine in the state of Rio Grande do Sul at the time.
  • Editor: Centro de Comunicação e Expressão - CCE Centro de Filosofia e Clências Humanas - CFH Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Idioma: Português;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.

  • Buscando por
  • emscope:(ASSIN_USP),scope:(USP),scope:(PRUSP),scope:(EBOOKS),scope:(PRODUCAO),scope:(EREVISTAS),scope:(DEDALUS),scope:(CR-USP),scope:(PRODINTEL),scope:(BDPI),primo_central_multiple_fe
  • Mostrar o que foi encontrado até o momento