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Uma personagem por sua roupa: o gibao como representacao do bandeirante paulista

Garcez Marins, Paulo César

Tempo (Rio de Janeiro, Brazil), 2020-05, Vol.26 (2), p.404-429 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal Fluminense / Departamento de Historia

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Citações Citado por
  • Título:
    Uma personagem por sua roupa: o gibao como representacao do bandeirante paulista
  • Autor: Garcez Marins, Paulo César
  • Assuntos: SOCIOLOGY
  • É parte de: Tempo (Rio de Janeiro, Brazil), 2020-05, Vol.26 (2), p.404-429
  • Descrição: O artigo focaliza o processo pelo qual a figuração do bandeirante paulista foi associada, durante o século XX, a um item específico de indumentária, o gibão de armas, espécie de colete caracterizado pela presença de costuras formando losangos. Essa vestimenta foi vinculada aos sertanistas pela primeira vez em uma pintura de Oscar Pereira da Silva, encomendada pelo Museu Paulista e baseada em uma gravura de Debret. A partir dessa obra o gibão passou a ser um dos identificadores dessa personagem histórica, juntamente com outros itens de sua indumentária, como chapéus e botas. Examina-se a propagação social dessa convenção visual, de modo a evidenciar os circuitos de sua difusão a partir do Museu, especialmente por meio dos brasões municipais realizados por Afonso Taunay e José Wasth Rodrigues, nos quais, por vezes, a figuração da personagem deixa mesmo de ser veiculada, sendo substituída metonimicamente por sua vestimenta característica. Palavras-chave: Bandeirantes; Gibão de armas; Museu Paulista. The article focuses on the process by which the bandeirante paulista figuration was associated, during the 20th century, with a specific item of clothing, the gibão de armas, a type of vest characterized by the presence of seams forming lozenges. First figured in a painting by Oscar Pereira da Silva, based on an engraving by Debret and commissioned for the Museu Paulista, the gibão became one of the identifiers of this character, along with other items of his clothing, such as hats and boots. It is also examined the social propagation of this visual convention, in order to show the circuits of its diffusion from its placement in the Museum. In that sense, the municipal coats made by Afonso Taunay and José Wasth Rodrigues are especialliy examined, in which sometimes the figuration of the character ceases to be conveyed, being replaced metonymically by his characteristic clothes. Keywords: Bandeirantes; Gibão de armas; Museu Paulista.
  • Editor: Universidade Federal Fluminense / Departamento de Historia
  • Idioma: Português

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