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Micronarrativas como estratégia de comunicação interna

Ribeiro, Emiliana Pomarico

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-10-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Micronarrativas como estratégia de comunicação interna
  • Autor: Ribeiro, Emiliana Pomarico
  • Orientador: Oliveira, Paulo Roberto Nassar de
  • Assuntos: Comunicação Interna; Novos Contextos; Novas Narrativas; Storytelling; Micronarrativas; Memória E História Organizacional; Comunicação Organizacional; Micro Narratives; New Contexts; Internal Communication; Organizational Communication; Organizational Memory And History; New Narratives
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Acompanha DVD-R - t658.45 R484m (anexo)
  • Descrição: As reflexões sobre a contemporaneidade sugerem que, na rapidez da pós-modernidade e frente a tantas possibilidades proporcionadas pela multiplicidade de plataformas midiáticas (tradicionais e digitais), muitas organizações, na urgência de comunicar, geram grandes quantidades de informações sem relevância para seus públicos. Limitadas a um modelo pronto e replicadas sem critério, são disparadas para os indivíduos sem considerar os diferentes sujeitos integrantes/construtivos da cultura organizacional e suas histórias, memórias e desejos, e sem enxergar as diversas oportunidades para repensar este processo da comunicação interna. É neste panorama que o presente estudo pretende detectar oportunidades de envolvimento do público interno, assim como a criação de narrativas comunicacionais mais atrativas e bem-sucedidas. Para tanto, busca-se a compreensão da riqueza existente em conteúdos coletados em projetos de memória oral, de cunho participativo e dialógico, como os desenvolvidos com base na contação de histórias sobre as experiências vividas dos funcionários no ambiente organizacional: as chamadas micronarrativas. Este conceito foi desenvolvido sobre as teorias que interpretam as grandes narrativas da modernidade, as quais possuíam uma significativa força na vida das pessoas e serviam como referências para a sociedade, mas que começaram a se enfraquecer a partir do século XX e se perderam na pós-modernidade, quando o foco passou a ser o indivíduo e suas histórias. Dessa maneira, ao verificar, descrever, esclarecer e entender o conteúdo exposto pelos entrevistados em suas micronarrativas organizacionais, é possível refletir como a comunicação interna pode trabalhar de maneira mais efetiva e afetiva para gerar novas narrativas que estimulem envolvimento, reconhecimento, identificação, compreensão e ação de seus funcionários, no lugar das racionalidades, padronizações, efemeridades e excessividades.
  • DOI: 10.11606/D.27.2014.tde-13112014-112422
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-10-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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