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Atos tridimensionais: manifestações da existência: interfaces entre a arquitetura e a escultura

Silva, Daniel Corsi Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2012-05-31

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Atos tridimensionais: manifestações da existência: interfaces entre a arquitetura e a escultura
  • Autor: Silva, Daniel Corsi Da
  • Orientador: Alonso, Carlos Egidio
  • Assuntos: Abstracionismo; Existencialismo; Modernismo; Filosofia; Land-Art; Forma; História; Processo Criativo; Interface; Pós-Modernismo; Paisagem; Linguagem; Manifestações Tridimensionais; Materialidade; Objeto; Minimalismo; Estrutura; Estética Da Ação; Território; Arte; Teoria; Tempo; Arquitetura; Criação; Escultura; Espaço; Essência; Estética; Time; Three-Dimensional Manifestations; Theory; Object; Territory; Philosophy; Post-Modernism; Sculpture; Sructure; Space; Modernism; Aesthetics; Aesthetics Of Action; Architecture; Art; Creation; Creative Process; Essence; Existentialism; History; Form; Landscape; Language; Materiality; Minimalism; Abstractionism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta dissertação propõe-se a analisar possíveis interfaces entre a Arquitetura e a Escultura, abordando suas produções realizadas a partir da segunda metade do século XX, período que se caracterizou pelo rompimento de inúmeros paradigmas teóricos e conceituais. Considerando essas manifestações a partir de suas naturezas tridimensionais, busca-se, segundo um enfoque transdisciplinar, apurar significados e novos parâmetros de análise compartilhados por ambas expressões, num processo recíproco de influências conceituais e práticas. A pesquisa divide-se em duas partes. Na primeira delas - Conceitos Tridimensionais - são estudados os fatos históricos e os conceitos filosóficos que influenciaram as concepções teóricas das produções da arquitetura e da escultura desse período. Nesta parte também são estudadas algumas transformações específicas dos universos dessas manifestações, consideradas determinantes para a constituição das obras posteriormente destacadas. Na segunda parte - Processos Tridimensionais - é realizada a leitura de algumas obras arquitetônicas e escultóricas fundamentadas sobre novas organizações produtivas estabelecidas no período estudado. Partindo do repertório transdisciplinar apresentado na primeira parte sobre os conceitos criativos de ambas as manifestações, são definidos parâmetros de análise que abrangem temas fundamentais das interfaces mencionadas. Os conceitos de Paisagem, Tempo, Estrutura, Matéria e Forma são estendidos em definições que conduzem a leitura de cada uma das obras selecionadas. Com isso, são estabelecidos novos conceitos cognitivos dessas construções, demonstrando como se influenciam mutuamente, compartilhando ou não suas intenções. Também é revelado o potencial advindo da proximidade entre Arquitetura e Escultura, oferecendo referenciais teóricos e práticos para que possam ser explorados em futuras produções. Sintetizando os procedimentos específicos destes atos tridimensionais e os conceitos filosóficos de leitura, busca-se demonstrar, a partir da densidade das obras escolhidas, atos singulares da existência humana.
  • DOI: 10.11606/D.16.2012.tde-22082012-103651
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2012-05-31
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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