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Jogos de linguagem, gramática emocional e formas de vida: uma etnografia do aprender brincando na natureza

Hernandez, Alessandra Rivero ; Víctora, Ceres

Horizontes antropológicos, 2019-08, Vol.25 (54), p.227-251 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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  • Título:
    Jogos de linguagem, gramática emocional e formas de vida: uma etnografia do aprender brincando na natureza
  • Autor: Hernandez, Alessandra Rivero ; Víctora, Ceres
  • Assuntos: ANTHROPOLOGY ; body ; child ; Emotions ; Ethnographic research ; forms of life ; Games ; Grammar ; Learning ; Morality ; Outdoor activities ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY ; Teachers
  • É parte de: Horizontes antropológicos, 2019-08, Vol.25 (54), p.227-251
  • Descrição: O objetivo deste artigo é discutir a gramática emocional “alternativa” vinculada ao individualismo romântico. O debate fundamenta-se nos dados da pesquisa etnográfica realizada durante as Tardes no Verde. Trata-se de ocasiões em que crianças participam de brincadeiras e trilhas por entre a mata em um sítio em Porto Alegre. Embora essa gramática emocional não seja ensinada explicitamente, ela é aprendida a partir de jogos de linguagem que constituem uma forma de vida ecologicamente orientada. Argumenta-se que a gramática emocional “alternativa” é constituída por dois eixos. Um dos eixos diz respeito à lógica da escolha individual e da participação ativa, e rege emoções associadas ao engajamento ativo e criativo. Já o outro eixo se vincula à lógica da distinção entre natureza e cultura e rege sentimentos que informam como os distintos entes considerados como pertencentes ao domínio totalizante da natureza devem se relacionar entre si.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Idioma: Português;Inglês

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