skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA

Hirao, Helio ; Zaia Nogueira Ramos, Alfredo ; Nunes, João

Revista Projetar, 2022-01, Vol.7 (1), p.25-32 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ENSINO DE PROJETO HABITANDO OS TERRITÓRIOS HABITADOS: DERIVA E CARTOGRAFIA
  • Autor: Hirao, Helio ; Zaia Nogueira Ramos, Alfredo ; Nunes, João
  • Assuntos: cartografia ; deriva ; projeto de arquitetura
  • É parte de: Revista Projetar, 2022-01, Vol.7 (1), p.25-32
  • Descrição: Trata-se de uma experimentação de procedimento metodológico do ensino de projeto arquitetônico realizada no segundo ano do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNESP Campus de Presidente Prudente (2019), a partir da prática espacial de derivas e cartografias de forças e afetos, potencializando uma interlocução transversal com a disciplina de geomorfologia. A experimentação retarda o encontro com as analogias tipológicas para conceber as formas arquitetônicas, realizando uma imersão na tessitura das relações de afetos que atravessam os corpos (humano e arquitetônico). Afasta assim, dos procedimentos lineares e padronizados através da identificação e reconhecimento dos territórios que habitam o espaço. Desse modo, a proposta de elaboração de um centro comunitário em um bairro periférico de Presidente Prudente, SP, não buscou resolver seus problemas, mas ressingularizar práticas e afetos existentes, para potencializar o sentimento de pertencimento dos sujeitos com seu espaço, valorizando a transitoriedade da intervenção projetual de uma realidade em constante movimento e transformação, como também, projetando espaços indeterminados e flexíveis a serem determinados pelos sujeitos dos espaços.
  • Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.