skip to main content

Using the equivalence paradigm to increase the correspondence of vocalizations by children with cochlear implant in picture naming and reading/Usando o paradigma de equivalencia para aumentar a correspondencia na fala de criancas com implante coclear na nomeacao de figuras e na leitura

Anastacio-Pessan, Fernanda Luz ; Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira ; Bevilacqua, Maria Cecilia ; de Souza, Deisy das Gracas

Psicologia, reflexão e crítica, 2015-04, p.365 [Periódico revisado por pares]

Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Using the equivalence paradigm to increase the correspondence of vocalizations by children with cochlear implant in picture naming and reading/Usando o paradigma de equivalencia para aumentar a correspondencia na fala de criancas com implante coclear na nomeacao de figuras e na leitura
  • Autor: Anastacio-Pessan, Fernanda Luz ; Almeida-Verdu, Ana Claudia Moreira ; Bevilacqua, Maria Cecilia ; de Souza, Deisy das Gracas
  • É parte de: Psicologia, reflexão e crítica, 2015-04, p.365
  • Descrição: The present study investigated the effects of strengthening equivalence relations between spoken words, printed words, and pictures to improve the correspondence between vocalizations in picture naming and in reading tasks in children with cochlear implant. Before the study, the children pronounced words better while reading than while naming pictures. The procedure taught two sets of three relations between dictated words and pictures, between the same dictated words and printed words, and between dictated and printed syllables. Periodic probes evaluated the experimental effects according to a multiple baseline design between stimulus sets. Picture naming and reading of all six words were probed before and after teaching each type of relationship and testing for class formation for each stimulus set. Picture naming progressively improved for five of six participants across teaching and probes with Stimulus Set 1, and for all participants across Stimulus Set 2. Reading scores, initially high, also reached perfect or near perfect accuracy. The results extend previous findings on the potential of procedures based on the stimulus equivalence paradigm for improving speech and listening comprehension of children with cochlear implant. Keywords: Picture naming, reading, equivalence relations, hearing loss, cochlear implant. Este estudo investigou os efeitos da formacao de relacoes de equivalencia entre palavras faladas, palavras impressas e figuras sobre a correspondencia na fala de criancas com implante coclear em tarefas de nomeacao de figuras e de leitura oral. Antes do estudo as criancas pronunciavam melhor as palavras quando liam do que quando nomeavam as figuras. Foram ensinados dois conjuntos de tres relacoes entre palavras ditadas e as figuras correspondentes, entre as mesmas palavras ditadas e palavras impressas e entre silabas ditadas e impressas. Sondas periodicas de nomeacao das seis figuras e de leitura das palavras impressas, planejadas de acordo com um delineamento de linha de base multipla entre conjuntos, eram realizadas antes e depois do ensino de cada tipo de relacao condicional e do teste de formacao de classes de equivalencia de cada conjunto. As vocalizacoes na nomeacao de figuras melhoraram progressivamente para cinco dos seis participantes ao longo do ensino do Conjunto 1 e para todos os participantes depois do ensino do Conjunto 2. Na leitura, as vocalizacoes tambem ficaram mais precisas. Os resultados estendem descobertas previas sobre o potencial de procedimentos baseados no paradigma de equivalencia de estimulos para a reabilitacao da fala e da compreensao auditiva de individuos com implante coclear. Palavras-chave: Nomeacao de figuras, leitura, relacoes de equivalencia, deficiencia auditiva, implante coclear.
  • Editor: Federal University of Rio Grande do Sul (JFRGS)
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.