skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Efeitos dos focos interno e externo de atenção na aprendizagem de habilidades motoras

Oliveira, Thiago Augusto Costa De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte 2010-11-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Efeitos dos focos interno e externo de atenção na aprendizagem de habilidades motoras
  • Autor: Oliveira, Thiago Augusto Costa De
  • Orientador: Correa, Umberto Cesar
  • Assuntos: Aprendizagem Motora; Foco De Atenção; Foco Externo; Foco Interno; Golfe; Internal Focus; Golf; Focus Of Attention; External Focus; Motor Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Os objetivos da dissertação foram investigar (a) os efeitos dos focos interno e externo de atenção na aprendizagem de habilidades motoras em função da automatização (experimento 1) e (b) se os efeitos do foco externo de atenção seriam dependentes daqueles do foco interno anteriores na instrução (experimento 2) e na aquisição (experimento 3). Nos três experimentos a tarefa foi a tacada putter do golfe e os participantes foram adultos jovens de ambos os sexos. A quantidade de tentativas na fase de aquisição também foi igual para os experimentos (100 tentativas). O experimento 1 envolveu dois grupos (foco interno e foco externo), sendo que metade de cada um, ao final da fase de aquisição e no teste de retenção foi testada com uma tarefa distratora. Os resultados mostraram que nenhum grupo alcançou a automatização e, por conseguinte, não aprenderam. O experimento 2 envolveu 4 grupos, sendo dois de foco interno e dois de foco externo na fase de aquisição. A diferença entre os grupos de igual foco esteve na instrução prévia, ou seja, um grupo de cada foco recebeu foco interno durante a instrução. Um outro aspecto do delineamento de experimento foi a utilização de testes de transferência e retenção. Os resultados mostraram aprendizagem apenas para o grupo de foco interno na instrução e foco externo na fase de aquisição. No experimento 3, ao invés de o foco interno ser dado na instrução para um grupo de foco interno e outro de foco externo, ele ocorreu na fase de aquisição. Verificou-se que somente o grupo com foco interno anteriormente ao foco externo na aquisição demonstrou aprendizagem
  • DOI: 10.11606/D.39.2010.tde-08122010-074011
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2010-11-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.