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A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano

Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da ; Stamatto, Maria Inês Sucupira

Acta Scientiarum : education, 2018-03, Vol.40 (2), p.35554

Maringa: Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM

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  • Título:
    A arquitetura escolar na construção do imaginário republicano
  • Autor: Cruz, Paula Lorena Cavalcante Albano da ; Stamatto, Maria Inês Sucupira
  • Assuntos: arquitetura ; educação ; imaginário ; República
  • É parte de: Acta Scientiarum : education, 2018-03, Vol.40 (2), p.35554
  • Descrição:  Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa, ainda em andamento, sobre instituições escolares. Tem por objeto de estudo o Grupo Escolar Barão de Mipibu, com recorte temporal de 1909 a 1920. Objetiva analisar, através do grupo escolar em estudo, como a arquitetura escolar contribuiu com a construção do imaginário republicano na sociedade norte-rio-grandense. Para embasar este trabalho, foram utilizados alguns autores, a saber: Moreira (2005), Escolano (2001), Bencostta (2005) e Le Goff (2004). Compreende-se que este estudo é importante para colaborar com a História da Educação brasileira, bem como com a da escola primária no Brasil. Por fim, entende-se que o Grupo Escolar Barão de Mipibu, inserido no contexto de criação de grupos escolares pelo país, foi instrumento da formação do imaginário social republicano por meio do seu espaço físico e da sua arquitetura. 
  • Editor: Maringa: Editora da Universidade Estadual de Maringá - EDUEM
  • Idioma: Inglês;Português

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