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Lev Vygotsky and Pierre Bourdieu: the power of language; Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem

Setton, Maria Da Graça Jacintho; Rego, Teresa Cristina; Pereira, Wellington De Carvalho

Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25

Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes 2023-06-30

Acesso online

  • Título:
    Lev Vygotsky and Pierre Bourdieu: the power of language; Lev Vigotski e Pierre Bourdieu: o poder da linguagem
  • Autor: Setton, Maria Da Graça Jacintho; Rego, Teresa Cristina; Pereira, Wellington De Carvalho
  • Assuntos: Vygotsky; Bourdieu; Language; Symbolic Mediation; Vigotski; Linguagem; Mediação Simbólica
  • É parte de: Comunicação & Educação; v. 28 n. 1 (2023): Abordagens educomunicativas a partir da linguagem, cultura pop e redes; 7-25
  • Descrição: This paper analyzes some theoretical convergences between two major authors in the human sciences, Lev Vygotsky and Pierre Bourdieu, to stablish a dialogue between their theories around the role of the social mediation of language in identity construction. Despite distinguished works in different disciplinary fields, developed in specific historical configurations and with different theoretical purposes, both have woven a conceptual framework capable of unraveling the construction of human objectivity and subjectivity based on language. We first present a brief biography of the authors and their specificities of thought to, then, support the hypothesis of their complementarity.
    Este artigo analisa algumas convergências teóricas entre dois autores que se destacam no campo das ciências humanas. Trata-se de estabelecer uma tentativa de diálogo entre as teorias desenvolvidas por Lev Vigotski e Pierre Bourdieu, em torno do papel da mediação social da linguagem na construção da pessoa. Parte-se do pressuposto de que, ainda que tenham se destacado em campos disciplinares distintos, em configurações históricas específicas e com propósitos teóricos diferentes, ambos teceram um edifício conceitual capaz de auxiliar no entendimento da construção da objetividade e subjetividade humanas a partir da linguagem. De início apresentaremos uma breve biografia dos autores e suas especificidades de pensamento para, na parte final, sustentar a hipótese de que os autores podem ser complementares.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211615/196129
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2023-06-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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