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Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica

Sato, Marcelo Kei

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia) 2019-11-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Participação infantil, imaginação e infância: contribuições para a divulgação científica
  • Autor: Sato, Marcelo Kei
  • Orientador: Bizerra, Alessandra Fernandes
  • Assuntos: Coprodução De Mídias; Divulgação Científica; Infância; Participação Infantil; Mídias Participatórias; Childhood; Participatory Media; Media Co-Production; Children Participation; Science Communication
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esse trabalho investiga os modos de participação de crianças em ações educativas e de Divulgação Científica (DC) na coprodução de mídias \"rádio\" e \"audiovisual\", dentro do contexto do projeto \"Reintrodução do papagaio-de-peito-roxo no Parque Nacional das Araucárias, SC\" realizado em parceria com o Instituto Espaço Silvestre, as Secretarias de Educação dos Municípios de Passos Maia e Ponte Serrada e três escolas municipais da região. Por meio das abordagens teórico-metodológicas da DC enquanto cultura (Estudos Culturais) e com foco em ações participatórias, buscou-se localizar nos dados obtidos os diferentes modos de Participação Infantil nas ações de coprodução de mídias. Foram coletados e analisados os registros audiovisuais das ações, o caderno de campo do pesquisador e as mídias coproduzidas com e pelas crianças participantes (dez episódios de radionovela e dois audiovisuais). Como resultados das análises emergiram quatro modos principais de Participação Infantil nas ações de DC de coprodução de mídias: (1) contextualizada, (2) simbólica, (3) técnica/estética e (4) identitária. Apesar de não ser a intenção dessa pesquisa esgotar todo e qualquer modo de participação das crianças em ações participatórias de DC, considera-se que essa pesquisa constitui um importante passo, ainda que inicial, para a sistematização de um diálogo entre as áreas de pesquisas e práticas de DC participatórias e os estudos da infância.
  • DOI: 10.11606/D.81.2019.tde-16062020-145213
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
  • Data de criação/publicação: 2019-11-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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