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A influência da linguagem dos chats em bilhetes trocados por alunas em sala de aula

Batista, Cassia Panizza

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2005-04-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A influência da linguagem dos chats em bilhetes trocados por alunas em sala de aula
  • Autor: Batista, Cassia Panizza
  • Orientador: Andrade, Maria Lúcia da Cunha Victório de Oliveira
  • Assuntos: Bate-Papo Na Internet; Bilhetes; Relação Fala/Escrita; Gêneros Textuais Emergentes; Influência Da Linguagem Dos Bate-Papos Na Internet; Messages; Influence Of The Language Of Chats; Emergent Textual Genres; Chat Genre On The Web; Spoken/Written Relation
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho examina alguns aspectos que caracterizam o gênero chat como um gênero híbrido que mescla propriedades das modalidades falada e escrita e investiga a hipótese de que a linguagem usada nos bate-papos virtuais está sendo transportada para outros contextos. Nossa pesquisa apóia-se nas teorias que tratam da relação oralidade/escrita, bem como em alguns pressupostos da Análise da Conversação, Lingüística Textual e da Gramática Funcional. A perspectiva teórica aqui adotada considera que os gêneros textuais distribuem-se num continuum tipológico para os dois modos enunciativos da língua e rejeita as oposições dicotômicas entre eles. O corpus é bastante inusitado. É composto por bilhetes escritos por alunos a fim de se comunicarem durante as aulas. Para investigar suas possíveis semelhanças com as interações que são encontradas nos chats, procedemos a um levantamento de algumas estratégias lingüísticas e discursivas envolvidas nos bilhetes, realizando, em alguns momentos, um estudo comparativo entre eles e a linguagem dos chats.A análise revela que o tamanho dos turnos, as escolhas lexicais, a pontuação, o emprego de abreviaturas, além da utilização de marcas gráficas, como os emoticons, fazem com que a linguagem usada nos bilhetes se assemelhem a dos bate-papos virtuais. Constata também que, embora os dois gêneros analisados apresentem muitas marcas de oralidade, lançam mão de recursos característicos da escrita. Trata-se, portanto, de textos híbridos com identidades próprias.Verificou-se ainda, por meio da análise de questionários respondidos por alunos a respeito do uso do computador, que os adolescentes admitem que a linguagem usada nos bate-papos virtuais às vezes ultrapassam os limites do computador e é transferida para outros contextos
  • DOI: 10.11606/D.8.2005.tde-04052023-093604
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2005-04-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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