skip to main content

ESCOLA DE CHICAGO E ESTUDOS CULTURAIS: A CONEXÃO APARENTE

Vargas, Emanuelly Menezes

Revista Alterjor : jornalismo popular e alternativo, 2023-10, Vol.28 (2), p.657-671 [Periódico revisado por pares]

Universidade de São Paulo (USP)

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    ESCOLA DE CHICAGO E ESTUDOS CULTURAIS: A CONEXÃO APARENTE
  • Autor: Vargas, Emanuelly Menezes
  • Assuntos: Escola de Chicago ; Estudos Culturais ; etnografia ; metodologia ; teorias da comunicação
  • É parte de: Revista Alterjor : jornalismo popular e alternativo, 2023-10, Vol.28 (2), p.657-671
  • Descrição: Este trabalho apresenta um tensionamento teórico entre conceitos da Escola de Chicago e Estudos Culturais. Buscamos através da comparação entre as escolas estabelecer paralelos que pudessem nos indicar possibilidades ou impossibilidade de equivalências conceituais. Fizemos isso através da leitura e reflexão textos que apresentam e discutem questões de formação das escolas. Percebemos a partir do tensionamento especialmente de conceitos como sujeito/indivíduo, estrutura e processo comunicacional que é ilusório fazer uma equivalência entre as escolas dada a sua radical diferença de orientação teórica e compreensão dos conceitos.
  • Editor: Universidade de São Paulo (USP)
  • Idioma: Inglês;Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.