skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Vygotsky e sua interface com as teorias de conceitos aproximações e distanciamentos

Ana Paula Martins Cazeiro José Fernando Bitencourt Lomônaco

Psicologia Escolar e Educacional Maringá v. 20, n. 2, p. 367-375, mai./ag. 2016

Maringá 2016

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Periódico (AM= LJo/60) )(Acessar)

  • Título:
    Vygotsky e sua interface com as teorias de conceitos aproximações e distanciamentos
  • Autor: Ana Paula Martins Cazeiro
  • José Fernando Bitencourt Lomônaco
  • Assuntos: Vygotsky, Lev Semenovich 1896-1934; TEORIA DOS NÓS; CIÊNCIAS DA SAÚDE; ECONOMIA DO TRABALHO
  • É parte de: Psicologia Escolar e Educacional Maringá v. 20, n. 2, p. 367-375, mai./ag. 2016
  • Notas: Disponível em: Acesso em 06/02/2017
  • Descrição: Embora a natureza dos conceitos seja tema de especulação desde a Grécia antiga, ainda não há um consenso quanto a sua definição e seu modo de representação na mente humana. Na Psicologia, ao longo de um século, diferentes concepções vêm sendo desenvolvidas. A teoria de Vygotsky sobre conceitos é tradicionalmente enquadrada na primeira delas - a visão clássica, a única existente em sua época. Contudo, tal enquadramento é questionado pelos autores desse artigo. Tendo por base a análise da literatura, o objetivo deste trabalho é comparar a concepção de Vygotsky com as diferentes visões psicológicas sobre conceitos, identificando as aproximações e distanciamentos entre elas. Por meio dessa análise foi possível identificar na teoria de Vygotsky aspectos pertinentes a diferentes formas de se compreender os conceitos, o que indica que o autor estava à frente de seu tempo, antecipando questões que só viriam a ser discutidas décadas depois
  • Editor: Maringá
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: p. 367-375.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.