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Michel Foucault e a comunicação como acontecimento

Ciro Marcondes Filho

Rumores : revista online de comunicação, linguagem e mídias São Paulo v. 1, n. 1, 2007

São Paulo 2007

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  • Título:
    Michel Foucault e a comunicação como acontecimento
  • Autor: Ciro Marcondes Filho
  • Assuntos: Foucault, Michel 1926-1984; COMUNICAÇÃO; PODER
  • É parte de: Rumores : revista online de comunicação, linguagem e mídias São Paulo v. 1, n. 1, 2007
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-677X.rum.2007.51092. Acesso em: 15 out. 2021
  • Descrição: No início, preocupado com a descontinuidade anônima do saber, Foucault vai atrás das teorias da representação; posteriormente, constatando a falência do discurso humanista, realiza, com o apoio de Freud, Marx e Nietzsche, sua “escavação das alturas” a fim de trabalhar o perverso embutido da linguagem e praticar o “pensamento a partir do exterior”. Sua proposta de pesquisar as estruturas subjacentes do saber convive em harmonia com a teoria dos incorpóreos que Foucault parece utilizar. Entretanto, nem tudo está bem explicado: seu enaltecimento da lingüística no século 20, com suas incríveis capacidades para matematizar e formalizar o pensamento, que a aproximam inequivocamente da totalidade do estruturalismo, não combinam com a pesquisa do acontecimento, de filiação estóica. Mais ainda: o sujeito, que ele pretendeu extirpar, continua a sobreviver na forma pulverizada; a liberdade, de herança sartreana, que ele apregoa, também é repressora e a noção de poder, central em suas obras, não parece ter sido totalmente desacoplada de uma visão metafísica
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Idioma: Português

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