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Sistema viário estrutural de São Paulo e suas estratégias urbanísticas: planos, projetos e intervenções, 1930 a 2002

Santos, Isabel Morim

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2014-05-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sistema viário estrutural de São Paulo e suas estratégias urbanísticas: planos, projetos e intervenções, 1930 a 2002
  • Autor: Santos, Isabel Morim
  • Orientador: Anelli, Renato Luiz Sobral
  • Assuntos: Descentralização Urbana; Sistema Viário; São Paulo; Radioconcêntrico; Planejamento Urbano; Mobilidade Urbana; Transportation System; Urban Decentralization; Urban Infrastructure; Urban Planning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O sistema de transporte tem importante papel para a dinâmica de uma cidade. Em São Paulo a partir do século XX o sistema viário passa a ser o principal elemento estruturador da cidade. Além de servir para o transporte urbano, este sistema serviu como base para a expansão urbana de São Paulo. No presente trabalho foi feita a análise do sistema viário estrutural paulistano. Foram analisados os planos urbanos entre 1930 a 2002 examinando suas propostas urbanas e suas diretrizes para o sistema viário. O Plano de Avenidas (1930) do engenheiro-urbanista Prestes Maia foi o primeiro plano de conjunto a estabelecer diretrizes para o sistema viário, englobando estas duas funções do sistema viário. O sistema viário radio-perimetral proposto neste plano repercutiu amplamente nas intervenções ao longo de todo o século XX. O conceito radioconcêntrico foi retomado em planos seguintes, mas houve uma tentativa de quebras deste paradigma no Plano Urbanístico Básico (1968) e Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (1971). Estes planos apresentaram o conceito de malha de vias expressas, um sistema totalmente independente do sistema viário existente, o qual diluiria o caráter mononuclear da metrópole. Dado as difíceis condições econômicas do período, o modelo não foi pra frente. Os planos seguintes priorizaram o transporte coletivo e para o sistema viário, retomaram o modelo radioconcêntrico. A partir da década de 1980, outro elemento passa a marcar o sistema viário paulistano: as avenidas de fundo de vale. Dada a falta de recursos para intervenções viárias, amparando-se no Plano Nacional de Saneamento, foram implantadas várias avenidas ao longo da canalização de corpos d´água. Também a partir da década de 1980 observa-se uma maior difusão das intervenções viárias. Antes concentradas na região central e o vetor sudoeste, neste período há uma ampliação na área de intervenção (sentido Norte e Leste). A descentralização destas intervenções viárias contribuiu para o desenvolvimento de centros locais dissociados ao núcleo central, o que havia sido proposto como estratégia urbanística para São Paulo desde 1958 com a publicação do estudo da SAGMACS. Desde a divulgação deste estudo, a descentralização urbana passou a ser integrar todos os planos urbanos propostos para a cidade com diferentes medidas estratégicas: desde o desenvolvimento de centros locais, até a descentralização política. Apesar disso, até o final do período estudado, continua a haver uma concentração de investimentos para obras de grande porte na região central e sudoeste. Segundo Villaça, em São Paulo as classes mais altas tendem a se concentrar no quadrante sudoeste do município, região a qual também se concentraram os investimentos públicos. Ainda segundo Villaça, uma vez que não obrigatoriedade de aplicação das diretrizes presentes no plano diretor, ele tem pouco servido para o equacionamento dos problemas urbanos e, na verdade, tem permitido a perpetuação de ações não igualitárias sobre o território urbano.
  • DOI: 10.11606/D.102.2014.tde-30102014-170049
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2014-05-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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