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O Painel de Azulejo criado por Cândido Portinari para a Capela da Pampulha: especificidades da arquitetura moderna brasileira

De Oliveira Pedrosa, Aziz José

Art is on (Lisboa), 2020-12, Vol.10 (10)

Lisbon: Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras. Instituto de História da Arte

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  • Título:
    O Painel de Azulejo criado por Cândido Portinari para a Capela da Pampulha: especificidades da arquitetura moderna brasileira
  • Autor: De Oliveira Pedrosa, Aziz José
  • Assuntos: Architecture ; Arquitetura Moderna; Azulejos; Cândido Portinari; Belo Horizonte
  • É parte de: Art is on (Lisboa), 2020-12, Vol.10 (10)
  • Descrição: A influência lusófona na arquitetura religiosa colonial luso-brasileira, principalmente durante o século XVIII, pode ser detectada na solução conferida às edificações erguidas e, sobretudo, nas escolhas ornamentais que visaram transformar o austero ambiente interno de centenas de templos erguidos em todo território, destacando-se o uso da pintura, talha dourada e azulejaria. Reflexos das feições desse tempo chegaram ao século XX, reinterpretados pela arquitetura moderna brasileira, quando painéis de azulejos foram utilizados para estabelecer relações com o citado passado arquitetônico local. Encontram-se nesse quadro os painéis de azulejo criados por Cândido Portinari para forrar a Capela Curial de São Francisco de Assis (Belo Horizonte), projetada por Oscar Niemeyer. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo analisar o uso do material cerâmico no referido templo, a partir da existência de conceitos modernos que incentivavam o emprego de itens inspirados no patrimônio colonial arquitetônico local.
  • Editor: Lisbon: Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras. Instituto de História da Arte
  • Idioma: Inglês;Português

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