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Avaliação do efeito da rigidez estrutural sobre a dinâmica veicular.

Botosso, Antônio Carlos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2015-05-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação do efeito da rigidez estrutural sobre a dinâmica veicular.
  • Autor: Botosso, Antônio Carlos
  • Orientador: Coelho, Tarcisio Antonio Hess
  • Assuntos: Dinâmica; Rigidez Estrutural; Multicorpos; Engenharia Robusta; Dinâmica Veicular; Multibody; Dynamics; Robust Engineering; Structural Rigidity; Vehicle Dynamics
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Mecânica
  • Descrição: O trabalho desenvolvido tem como objetivo avaliar a influência da rigidez estrutural no comportamento dinâmico do veículo baseando-se em manobra de raio constante em condição quase estática e análise de sensibilidade através de simulação numérica computacional. São apresentados dois modelos para avaliar a transferência de carga lateral do veículo quando sujeito à aceleração lateral (manobra de raio constante), um modelo completo de veículo elaborado em ambiente multicorpos tendo a carroceria e o sub-chassi modelados como corpos flexíveis, e outro modelo analítico com a consideração da rigidez torcional (obtida de modelo de elementos finitos) da estrutura. Com o modelo analítico atendendo o nível de correlação necessário para o propósito deste trabalho, discute-se neste ponto as variações na transferência de carga devido à rigidez torcional da estrutura. Em seguida, com o intuito de abranger, além do parâmetro de transferência de carga lateral, quais comportamentos do veículo são afetados pela sua rigidez estrutural, é proposta a utilização do método de engenharia robusta para a identificação das condições externas que geram diferentes resultados de comportamento dinâmico do veículo com a variação da rigidez estrutural. Este estudo permite identificar manobras ou situações nas quais as considerações de flexibilidade estrutural num modelo multicorpos, ou mesmo numa condição física real, são relevantes e podem afetar a segurança, dirigibilidade e o conforto do veículo.
  • DOI: 10.11606/D.3.2016.tde-24012016-141414
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2015-05-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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